Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'PACIENTE SEGURO'

Mais três hospitais paraenses aderem a projeto nacional

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/03/2019 15h05

Mais três hospitais públicos paraenses vão participar do projeto Paciente Seguro para a implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), do Ministério da Saúde: Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo e o Hospital Municipal de Santarém. No primeito momento da iniciativa, houve a participação do Hospital Regional do Baixo Amazonas – em Santarém.

O PNSP objetiva contribuir para a qualificação do cuidado em estabelecimentos de saúde, melhorando a segurança do paciente em hospitais públicos. Já o projeto é coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento e desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

De acordo com informações contidas no site do Hospital Moinhos de Vento, estudos na Inglaterra mostram que um em cada dez pacientes pode ter um evento adverso relacionado aos cuidados que recebe em hospitais. Entretanto, metade desses eventos pode ser evitável.

Um artigo recente da Universidade Johns Hopkins mostrou que 251 mil óbitos ocorridos anualmente nos Estados Unidos são decorrentes de alguma falha no processo médico-assistencial, sendo apenas ultrapassado por câncer e doenças cardiovasculares. No Brasil, o cenário da ocorrência de eventos adversos não é diferente dos demais países. Em hospitais brasileiros, acredita-se que cerca de 67% dos erros que ocorrem podem ser evitáveis.

Para modificar esse cenário, o Projeto Paciente Seguro trabalha com diversos temas, ou seja, identificação do usuário, comunicação efetiva, cirurgia segura, higiene das mãos, segurança de medicamentos, quedas e lesão por pressão. E uma das estratégias principais do projeto é a educação de pacientes, familiares e acompanhantes.

O Programa – Para participar do Projeto Paciente Seguro, o hospital precisa fazer um cadastro no site do Ministério da Saúde, receber visita técnica, ser selecionado e assinar um termo de adesão. A primeira reunião de alinhamento com representantes do Ministério da Saúde, do Hospital Moinhos de Vento e dos hospitais selecionados será realizada na próxima segunda-feira (18), das 9h às 10h30, no auditório do Hospital Ophir Loyola (HOL).

Durante a implantação do PNPS nesses hospitais, serão desenvolvidas ações, como produção de materiais educativos, formação de profissionais com competências para executar ciclos de melhoria contínua nos hospitais, integração das instituições participantes para promover a troca de experiências e aprendizado, além da educação de usuários do SUS. O PNPS também inclui o desenvolvimento de ferramentas de Gestão, Educação e práticas compartilhadas.