Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REGIONAL DO MARAJÓ

Quinta vítima de intoxicação por monóxido de carbono terá acompanhamento médico

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/03/2019 19h59

Após 31 dias internação no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, Aldemir Gomes Miranda, 45 anos, o quinto membro da família intoxicada por monóxido de carbono, teve alta médica nesta terça-feira (12). No entanto, ele terá acompanhamento clínico devido às sequelas neurológicas, para recuperar parte dos movimentos e a fala.

De acordo com o diretor Técnico do HRPM, Cláudio Martins Oliveira, Aldemir passará por acompanhamento de neurologista e fisioterapeuta. O encaminhamento para esses atendimentos será solicitado pelo hospital à Regulação Estadual. “Será realizado tratamento fora de domicílio (TFD), tendo em vista que o hospital não tem pactuação com a especialidade de neurologia”, explicou o gestor, ressaltando, no entanto, que a fisioterapia é oferecida pelo HRPM. O médico informou que é caso é  reversível.

Acidente doméstico - Aldemir Gomes deu entrada no HRPM no último dia 11 de fevereiro, com os demais membros de sua família: a esposa, Andreza Cordeiro, 21 anos, e o casal de filhos, uma menina de apenas quatro meses e o filho de 06 anos, além da tia das crianças, Leiliane Gomes Miranda, 33 anos. Todos inalaram o gás monóxido de carbono, exalado por gerador de energia que foi esquecido ligado, dentro da residência, na madrugada do dia 11. Eles passaram por atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), adulto e pediátrica, de acordo com a faixa etária.

A família, natural de Curralinho (município distante duas horas de embarcação de Breves), deu entrada às 11h33 do dia 11 no setor de Urgência e Emergência do HRPM, encaminhados pelo Hospital Municipal de Curralinho. Todos os cinco membros da família chegaram ao Regional do Marajó com nível de rebaixamento de consciência. A assistência de média e alta complexidade oferecida pela equipe do HRPM foi decisiva para a recuperação da família.

O HRPM presta assistência de qualidade para cerca de 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde - composto por Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço: O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 h. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.