Seduc atende prefeitos e confirma contratação de professores
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é uma das áreas do governo com grande volume de ações na programação do Fórum Permanente de Prefeitos e Prefeitas do Programa Municípios Sustentáveis. O órgão vai assinar, no segundo dia do evento (31), convênios para execução de obras em escolas de nove municípios e oficializar a execução de mais 13 obras de ampliação e reforma de 14 escolas do interior e capital.
O programa do Fórum inclui o atendimento pontual dos prefeitos presentes no evento. Uma equipe de técnicos das diversas secretarias adjuntas da Seduc, liderados pela secretária Ana Cláudia Serruya Hage, está instalada em uma sala do Hangar para atender os gestores e equacionar questões pontuais de interesse das prefeituras, nas áreas de obras, merenda escolar, transporte de estudantes e contratação de pessoal, bem como pendência de ordem financeira.
Contratação de professores avança
O maior foco de atenção aos prefeitos é pertinente ao setor de pessoal. De junho a agosto, a Seduc contratou 1.693 profissionais de educação, para atuarem nas escolas da rede em todo o estado. A maioria dos candidatos convocados para contração é de professores (1.602); eles atuarão no ensino regular, Projeto Mundiar, Educação Profissionalizante e educação especial. Só para o Mundiar – programa que corrige a distorção de idade/ano escolar – foram contratados 183 novos professores.
Educação Especial atendida
Na área de Educação Especial, já foram efetivados 57 professores de atendimento especializado; professores para o ensino da linguagem de Libras; apoio para leitura de braille; guia intérprete e o intérprete de Libras. Já foram contratados, também, 15 estagiários para cuidar de alunos com necessidades especiais. Até 1º de setembro, mais 92 estagiários assinarão contratos para trabalharem no mesmo setor de atividades pedagógicas.
Um processo de seleção interna de professores está em andamento para atender estudantes com liberdade restrita. Eles vão atuar no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que funciona também em unidades prisionais. Serão preenchidas para essa atividade 48 vagas de professor, na região metropolitana de Belém, Santarém e Marabá. Nas unidades geridas pela Superintendência do Sistema Penal (Susipe) atuarão 30 professores. E na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), mais 18 professores.
Infraestutura atendida
No setor de infraestrutura, a Seduc já contratou 19 engenheiros civis, sanitaristas, eletricistas e arquitetos. Eles atuarão nas Unidades Regionais de Educação (URE) e nas Unidades Seduc na Escola (USE).
(Texto da Ascom/Seduc)