Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO

No Dia da Mulher, detentas recebem serviços de saúde, beleza e cidadania

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/03/2019 17h33

No mês dedicado à valorização da mulher, a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) celebrou o Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira (8) com ações de promoção de saúde, beleza e cidadania, no Centro de Recuperação Feminino (CRF), em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. As detentas fizeram exame preventivo de câncer do colo do útero (PCCU), testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatite, e também assistiram a duas palestras, sobre “Aleitamento Materno e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)” e “Justiça Restaurativa”, e tiveram acesso ao registro civil.

Para realizar todas as ações, a Susipe buscou parcerias com vários órgãos e voluntários. “Nós estamos resgatando a dignidade dessas mulheres encarceradas. Para isso foi feito um esforço concentrado de vários órgãos, que toparam fazer parte dessa ação tão importante. Conseguimos o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), Superintendência Regional do Trabalho, Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), e também tivemos apoiadores voluntários”, informou Ana Paula Frias, diretora de Assistência Biopsicossocial da Susipe.

Carmen Botelho, diretora do CRF Ananindeua, destacou a importância desse tipo de programação. “Isso é fundamental para garantir direitos para as mulheres, para aumentar a autoestima, para a humanização do ambiente carcerário. Quando a Susipe proporciona esse tipo de ação, mostra pra sociedade que essas mulheres também têm valor, e mostra que elas estão sendo valorizadas e reinseridas na sociedade. A construção da cidadania se dá pela garantia de direitos, como saúde, educação, trabalho e lazer, para assim valorizar a cidadania, para elas estarem preparadas para o retorno à sociedade”, reiterou a diretora.

Exemplo de superação - A sala de música da unidade prisional foi transformada em um salão de beleza para as detentas, que foram maquiadas, cortaram cabelo e cuidaram da sobrancelha. A designer Cinthya Rachel, egressa do CRF, fez questão de voltar e passar sua mensagem de superação para quem ainda está cumprindo pena. “Hoje, eu sou dona de salão de beleza, mas há dez anos passei quatro meses aqui no CRF. Fui presa por tráfico de drogas, formação de quadrilha e porte ilegal de armas. Mas aqui dentro do presídio eu tomei a decisão de mudar de vida. E o meu recado para vocês é que, se eu consegui mudar, é possível que vocês mudem também. Hoje eu vim aqui trazer essa mensagem e meu exemplo”, relatou a designer.

Para a detenta Ingrid Mendes, além das oficinas de maquiagem, merecem destaque as dinâmicas em grupo. “É maravilhoso, pois a gente se realizada. Fazemos a sobrancelha, limpeza de pele, maquiagem, e até dá pra cortar o cabelo, coisa que não temos no dia a dia. A gente também teve palestras e atendimento médico. Mas o que eu mais gostei foram as dinâmicas em grupo, que nos ajudam a levantar o astral da gente e da cadeia”, ressaltou.

As dinâmicas foram realizadas por técnicos do NEL, vinculado à Seduc. A programação também foi realizada nas unidades prisionais de Marabá, na região sudeste, e Santarém, no oeste paraense, e continuarão durante todo o mês de março.

Programação no CRF Ananindeua

Dia 11 (segunda-feira) - Oficina Projetos de Vida, das 09h30 às 11 h;

Dia 20 (quarta-feira) - Oficina Projetos de Vida, das 09h30 às 11 h;

Dia 25 (segunda-feira) - Oficina de Saúde Bucal, das 09h30 às 11h30,

Dia 27 (quarta-feira) - Oficina Projetos de Vida, das 09h30 às 11 h.