Animação e segurança marcam carnaval da ilha de Mosqueiro
Com mais de 30 anos de tradição, os blocos de empolgação da Vila de Mosqueiro desfilaram com tranquilidade e segurança nesta segunda-feira (4). O distrito é uma das 50 localidades que recebem reforço dos órgãos da segurança integrados durante a operação Carnaval Seguro, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Publica e Defesa Social do Pará (Segup).
Mais de 3 mil pessoas, entre brincantes e expectadores, tomaram conta da Praça da Vila e da Rua Nossa Senhora do Ó, por onde 16 blocos se apresentaram e agitaram o carnaval da Ilha. Em busca de diversão, o casal de namorados Mário Shusterschitz, de 90 anos, e Lucimar Matos, de 84 anos, vieram da Capital para assistir aos blocos. Durante o evento, eles receberam orientações da Polícia Militar sobre como proceder em caso de necessidade.
“Nós saímos hoje pela manhã de Belém para curtir um pouco do carnaval em Mosqueiro e estamos gostando muito de tudo. Essas orientações que recebemos com os números para buscar ajuda, caso a gente precise, são muito importantes. Estou achando aqui bem policiado e me sinto tranquila para curtir o carnaval”, avaliou Lucimar.
O trabalho preventivo e de aproximação com a população é realizado por militares do 25º batalhão da PM, que, além do efetivo 140 homens locais, ganhou o reforço de mais 66 policiais para o período do Carnaval, atuando com 20 viaturas, 14 motopatrulhas e 12 homens da cavalaria.
Entre os órgãos que fazem parte da operação Carnaval Seguro em Mosqueiro também estão o Corpo de Bombeiros Militar, com 50 militares, duas embarcações e duas ambulâncias de resgate; a Polícia Civil, com 20 policiais entre delegados, investigadores, escrivães e uma equipe da Delegacia de Meio Ambiente (Dema); Guarda Municipal de Belém, com 35 agentes; Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), com 10 agentes; e Departamento de Trânsito do Estado, com duas viaturas, entre outros.
Para a professora Gisele Oliveira, as ações de segurança são muito importantes para assegurar o clima familiar que a Ilha ainda conserva mesmo no período do carnaval.
“Há 10 anos eu venho para o carnaval em Mosqueiro e escolho esse destino pela economia, já que é mais perto de Belém, e pela programação que conta com atrações para crianças. Esse ano, estou achando bem mais tranquilo em relação ao outros anos, tanto por conta da distribuição das festas, quanto pelos agentes da segurança que estão por toda a parte, o que é muito importante para que as famílias continuem se reunindo sem preocupação e para que eu me sinta segura em trazer meu filho”, afirmou Gisele.
Ações – Para garantir um carnaval calmo aos cerca de 100 mil turistas que vão até o distrito, os órgãos da segurança realizaram diversas ações, que foram intensificadas nestes primeiros dias de folia.
Entre as ações está a operação Hárpia, conduzida pela Polícia Civil na última sexta-feira (1), que após investigações, cumpriu mandados de busca e apreensão em nove pontos suspeitos de comercializar drogas. Nos locais, foram apreendidos cerca de 20 trouxinhas de entorpecentes semelhantes à maconha, óxi e cocaína, aproximadamente 300 reais em dinheiro e balanças de precisão e insumos para venda.
A Polícia Militar, em conjunto com outros órgãos, realizou também a operação Guardião no pórtico de Mosqueiro, no sábado (2) e domingo (3), período em que há mais entrada e saída de visitantes. Durante a ação, foram abordados 34 ônibus, 23 vans, 33 motocicletas, 48 carros e 489 pessoas. Cinco adolescentes em situação de risco foram encaminhados ao Conselho Tutelar e uma pessoa foi detida por porte de drogas.
Para o comandante da corporação no Distrito, tenente coronel Araújo, a ostensividade e as ações preventivas contribuíram para um baixo índice de ocorrências nesse período de grande movimentação de pessoas. “Os resultados estão sendo muito positivos, pois em relação a outros anos estamos tendo poucas ocorrências. Isso se dá pela presença forte da PM nas ruas e pelas ações que foram feitas para coibir crimes”, apontou.
Ocorrências – De sexta até esta segunda, em levantamento parcial, 38 ocorrências foram registradas em Mosqueiro. Dentre elas, estão extravio de documentos, acidente de trânsito sem vítimas, ameaça, vias de fato, lesão corporal, furto e três casos de roubo.