Hospital reúne com secretários para melhorar atendimento
Com apenas cinco meses de funcionamento, o Hospital Geral de Ipixuna (HGI) já se tornou uma referência na região nordeste do Estado. A unidade oferece atendimento de baixa e média complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 23 cidades da região do Capim, o equivalente a uma população de 800 mil habitantes. Visando o aperfeiçoamento do atendimento na área de abrangência, a direção reuniu com secretários de saúde das cidades vizinhas para alinhar os protocolos e traçar o perfil dos usuários.
Participaram da reunião o diretor executivo do HGI, Júlio Garcia; o diretor administrativo, Cledes Silva; a gerente assistencial da unidade, Mônica Louza; a supervisora administrativa, Regiane Cante; os secretários municipais de saúde, Flávio Garajau (Paragominas); Josiane Martins (Ulianópolis); Salomão Silva (Aurora do Pará); Lidiane Feitosa (Ipixuna do Pará); a coordenadora do Samu de Ipixuna, Regina da Silva; o diretor da UPA de Paragominas, Adonias Corrêa; e a coordenadora do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), de Ulianópolis, Karina Mendes.
“Nós temos uma demanda reprimida de pacientes para o atendimento ginecológico, são casos que requerem um procedimento mais complexo, como a histerectomia (remoção de parte ou da totalidade do útero, por via abdominal ou vaginal). Essas pacientes serão encaminhadas para realizar a cirurgia no Hospital Geral de Ipixuna”, afirmou o secretário de saúde de Paragominas, Flávio Garajau.
A coordenadora do TFD do município de Ulianópolis, Karina Mendes, que ainda não conhecia a unidade, elogiou as instalações do hospital e disse ter recebido boas referências por parte dos usuários que passaram por procedimentos nos hospital. “Ficamos encantados com a estrutura, a cordialidade e o padrão do atendimento. E no que se refere aos agendamentos e articulações com o HGI, não temos tido nenhuma dificuldade”, declarou.
O HGI funciona com um sistema referenciado: os pacientes de outras unidades são encaminhados por meio da central de regulação do Estado. Essa é a ferramenta que possibilita o monitoramento da disponibilidade de vagas e leitos, agilizando a marcação de consultas, exames e a transferência de pacientes que precisam de algum procedimento mais complexo, como cirurgias. Sua função principal é diminuir as filas de espera no serviço público de saúde.
Na unidade, o sistema recebe solicitações para exames de ultrassonografia, raio-x, eletrocardiograma e exames laboratoriais; e consultas em nove especialidades: ginecologia, ortopedia, neurologia, urologia, cardiologia, infectologia, clínica médica, vascular e cirurgia geral; além de leitos e cirurgia ginecológica e cirurgia geral, obedecendo uma classificação de risco com o objetivo de facilitar o acesso do paciente aos serviços ofertados.
Em janeiro, o Hospital Geral de Ipixuna realizou 788 consultas ambulatoriais. Destas, 311 foram para usuários dos municípios adjacentes. Em fevereiro, a unidade totalizou 1.250 atendimentos, incluindo, exames, internações e consultas, em que 633 – mais de 50% – foram para usuários de outros municípios. Entram nessa conta ainda os atendimentos de emergência, no pronto-atendimento 24h.
Serviço: O Hospital Geral de Ipixuna (HGI) fica localizado na Rua Principal, s/n, bairro Centro, em Ipixuna do Pará. Mais informações pelo telefone, (91) 3811-2631.