Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOLIA NAS RUAS

Cabrasurdos e Virgienses animam multidões em Vigia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/03/2019 13h44

Paraense que é paraense já participou ou ao menos já ouviu falar dos blocos das virgienses e cabrasurdos, quando os homens saem às ruas estreitas de Vigia vestidos de mulher e as mulheres vestidas de homem. A atração, que já ultrapassou os limites do Estado e é conhecida por gente do Brasil inteiro, ocorre há 34 anos no município do nordeste paraense, sempre na segunda-feira carnavalesca. A programação em 2019 teve início na última sexta (1°), e segue até a quarta-feira de cinzas (6).

A cidade é pacata durante os 11 meses do ano, com uma população média de 51 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, neste período, recebe aproximadamente 400 mil foliões.

Para garantir a segurança e reduzir os casos de violência, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) reforçou o policiamento no local com 80 policiais militares e 18 viaturas, entre motocicletas e veículos quatro rodas, que somados ao efetivo local somam 115 policiais por dia de evento. 

De sexta a segunda-feira, os índices de ocorrências se mantiveram baixos, comparando o volume de pessoas que se concentram no local. Com o passar dos dias, houve o aumento do público e o fortalecimento das ações policiais. 

“As nossas ações estão presentes desde o primeiro dia de evento. Em Vigia, o número de pessoas aumenta a cada dia, sendo a segunda-feira o dia de maior destaque. Já sabendo disso, montamos um planejamento estratégico para fortalecer e potencializar as ações de acordo com as necessidades de cada dia, a fim de garantir a segurança de quem procura o carnaval daqui para se divertir”, relatou o Major Guimarães, responsável pelos trabalhos no local.

Para os moradores de Vigia, apesar do alto índice de pessoas que visitam a cidade, o policiamento presente e preventivo é fundamental para que crimes não ocorram. 

“A gente gostaria que tivesse mais policiamento sempre, mas, de fato, tem muita gente na cidade e muitos policiais. No sábado tentaram levar a moto da minha amiga, mas alguns mototaxistas que estavam trabalhando chamaram a polícia e pegaram os assaltantes. Se não tivessem os agentes de segurança próxima, teriam levado com certeza”, disse Cleyson Raiol.

Prevenção – No último dia 26 de fevereiro, houve um desmoronamento parcial de cerca de 20 metros da Orla de Vigia, situada em frente à Igreja de Pedras. O cais de arrimo cedeu, devido à força da maré e à alta pluviosidade.

Um trabalho de isolamento preventivo de aproximadamente 60 metros do local, para evitar acidentes com os transeuntes, foi feito pelo Corpo de Bombeiros, o que acarretou no estreitamento da via pública, sem comprometer a segurança dos foliões. A corporação também fez a retirada das estruturas de camarote. 

Durante o desfile de carnaval, o local está isolado com tapumes e sendo fiscalizando por agentes da Prefeitura Municipal de Vigia, com o apoio da Polícia Militar. A Secretaria de Infraestrutura, após o período carnavalesco, executará uma obra de recuperação permanente no cais. Doze bombeiros, divididos em cinco viaturas, atuam nos corredores com maior concentração de foliões.