Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENÇÃO

Unacon Tucuruí sensibiliza sobre prevenção no carnaval

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/03/2019 18h00

Durante o período de carnaval, a equipe da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho (Unacon), em Tucuruí, no sudeste do Pará, tem percorrido locais com concentração de foliões para distribuir preservativos e panfletos. O objetivo é sensibilizar a população para que curta o período de comemorações com segurança.

De acordo com o médico Leandro Almeida Assunção, oncologista clínico da unidade, os cuidados com o corpo e a saúde devem ser tomados durante o ano inteiro, mas essa época requer uma atenção especial. Para ele, o principal problema é a falta de proteção.

“Aqui na região Norte temos um grave problema que é o câncer de colo de útero, em que um dos principais causadores é o vírus do HPV. É ocasionado pela disseminação desse vírus pelo ato sexual sem camisinha. Por isso, eu sempre oriento sobre a importância da prevenção, do uso de camisinha se tiver relação sexual, porque além de prevenir a transmissão do HPV, nós também estaremos prevenindo HIV, Sífilis, Gonorréia e outras doenças”, alerta.

Leandro ainda destaca outros hábitos que podem ser prejudiciais a saúde, principalmente entre adolescentes, que, devido ao período de festas ser prolongado, fazem uso de bebida alcoólica em excesso, e ainda de tabaco ou até mesmo entorpecentes ilícitos.

“Isso, em longo prazo, vai contribuir com a possibilidade de esse jovem desenvolver tumores de estômago, intestino, bexiga, pâncreas, pulmão, cabeça e pescoço, entre outros tipos de doença”, conclui o oncologista.

Por fim, outro alerta do especialista é quanto à exposição ao sol. É preciso ter atenção redobrada, então Leandro recomenda o uso de protetor solar sempre, para evitar o acúmulo de radiação e, assim, prevenir tumores de pele.

Serviço – A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos fones: (94) 3778.4928/4599.