Conscientização ecológica é a marca do carnaval de Curuçá
O Carnaval, ao contrário do que muitos pensam, é também um palco para ressaltar assuntos que merecem destaque durante o ano inteiro. Na cidade de Curuçá, localizada no nordeste paraense, a valorização do mangue para a economia local, que serve de hábitat para crustáceos como o caranguejo, e a importância da vegetação para a natureza são destaques no bloco “Pretinhos do Mangue” que reúne a cada carnaval um número maior de brincantes que passam a se conscientizar de que o Carnaval além de alegria, festas e danças é também preservação. O bloco desfila pelas ruas do centro de Curuçá, sempre aos domingos e na terça-feira de Carnaval.
A família Silva participa do Carnaval em Curuçá há pelo menos quatro anos. Este ano, cerca de 50 pessoas escolheram mais uma vez a cidade para se divertir. José Carlos Silva integra o grupo que se deslocou de Belém para curtir o carnaval, no bloco “Pretinhos do Mangue”.
“A gente tem que se divertir e passar para os nossos filhos que é preciso preservar a natureza e o bloco também é isso. É uma folia que chama a atenção para os cuidados que precisamos ter com o meio ambiente e repassar às futuras gerações que é necessário agir com consciência em relação a natureza”, explicou José Carlos.
A lama, que se transforma em abadá, tem custo zero para quem procura pela folia e diversão, o que torna o público ainda maior, assim como as ações de enfrentamento à violência e a criminalidade.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) reforçou por meio da Operação Carnaval Seguro 2019, que teve início na última sexta-feira, 1°, o efetivo no local com mais de 50 policiais militares e 12 viaturas, de duas e quatro rodas, para atuar nos principais corredores da folia, nos pontos de dispersão, além do centro da cidade.
“Os registros que tivemos foram de desavenças em decorrência de consumo excessivo de bebidas alcoólicas, mas nada com gravidade. Esperamos que dessa maneira seja até o final”, avalia o coordenador das ações da Polícia Militar no local, Coronel Prata.
O reflexo do efetivo planejamento das ações de policiamento são observados por quem está na cidade.“ O Carnaval aqui em Curuçá é muito bom, tranquilo, e está muito organizado. Tem muito policiamento e dificilmente alguém vê confusão. Então podemos brincar à vontade, desde os pequenos até os adultos, sem preocupação”, finalizou a professora Eneida Silva,