Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"RABO DO PERU"

Polícia garante segurança durante encerramento do Carnaval em Icoaraci

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/03/2019 08h26

Nem a chuva, que caiu durante toda à tarde e início da noite, afastou os cerca de 25 mil foliões que participaram do tradicional bloco de rua Rabo do Peru, no distrito de Icoaraci, em Belém, nesta Quarta-Feira de Cinzas (6). A festa, que marca o encerramento do Carnaval no distrito, contou com ações preventivas e ostensivas de diversos órgãos da segurança pública, integrados por meio da operação Carnaval Seguro, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Pará (Segup).

Ainda na concentração do bloco, que foi feita na Travessa Soledade, o trabalho da Polícia Militar resultou na recaptura de um foragido do sistema prisional e outros dois homens foram identificados e detidos por estarem com mandado de prisão decretado pela Justiça. Ao todo, 200 PM’s, divididos em policiamento a pé com 115 homens, 18 viaturas e seis motopatrulhamentos, estavam presentes na operação.

“Com a nossa presença em vários pontos da concentração, nós pudemos identificar um foragido da Colônia Agrícola e fizemos a recaptura e o encaminhamos para a Seccional de Icoaraci. Outros dois homens, que tinham mandado de prisão decretado, também foram detidos antes mesmo da saída do bloco. O principal papel da PM aqui é garantir a preservação da ordem pública e garantir a segurança dos brincantes”, afirmou o comandante do 10º Batalhão de Policiamento Militar, Tenente Coronel Pedro Celso.

Entre os órgãos que participaram da ação estavam a Guarda Municipal, com 15 agentes e cinco viaturas, fazendo o bloqueio das vias do circuito, assim como a Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), que contou com seis agentes e três viaturas. O Corpo de Bombeiros Militar ficou de prontidão para qualquer ocorrência com 15 homens, uma viatura de salvamento, uma de incêndio e uma de resgate.

A autônoma Paloma de Sá que há sete anos participa do bloco Rabo do Perú, conta que esse ano percebeu grande reforço no policiamento e que se sentiu segura para levar a filha Nicole, de quatro anos, para a festa. “Eu venho desde que era solteira, e agora trago a minha filha que adora o Carnaval. Nos outros anos eu não vi tanto policiamento mas nesse, em todo canto tem policial e Guarda Municipal. Está bem mais seguro e fico mais tranquila para trazer a minha filha”, disse.

O Circuito iniciou às 15h com a saída do bloco da Travessa Soledade e encerrou por volta das 18h30, no porto de Icoaraci. Nenhuma ocorrência grave foi registrada.

Prevenção – Ainda pela manhã foi deflagrada no distrito a operação Pacificação, que visa fiscalizar estabelecimentos comerciais como bares, lanchonetes, restaurantes, depósitos de bebidas, entre outros, para coibir irregularidades e prevenir crimes e a violência durante a passagem do bloco. Todos os estabelecimentos vistoriados estavam regulares.