Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTEGRAÇÃO

Mulheres policiais discutem feminicídio, bem estar e saúde

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/03/2019 12h08

A Polícia Militar vai realizar, nesta sexta-feira (8) e no sábado (9), o II Encontro de Mulheres Policiais da PMPA. Na sexta, o evento será realizado, a partir das 9h, no auditório da Faculdade Ideal (Faci), na Rua dos Mundurucus, bairro Batista Campos. No sábado (9), a programação vai ocorrer, das 8h às 12h, na sede do Clube Cassazum, na Avenida Duque de Caxias, bairro do Marco.

No primeiro dia do encontro haverá duas rodas de conversa, no auditório da Faci, cujas temáticas serão “Feminicídio”, com a participação da advogada e membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Pará, Luanna Tomaz, Leane Barros Fiuza de Mello, promotora de justiça do Ministério Público do Pará, e Monike Brasil Silveira, delegada de Polícia Civil.

A segunda roda de conversa será sobre o tema “Bem estar e Saúde da Mulher” e terá a presença das oficiais da PM, tenente Carolina Passos Pereira Daibes de Amorim (ginecologista), tenente Camilla Pontes Azevedo (odontóloga) e tenente Kaizy Ferreira Carvalho (psiquiatra).

No sábado, as atividades incluem um estande de beleza, práticas esportivas, como alongamento, pilates, circuito funcional e aula de ritmos.

O II Encontro de Mulheres Policiais da PMPA, além de desenvolver ações esportivas, visa promover a discussão de temas relevantes, como feminicídio e bem estar da mulher, a fim de fortalecer a integração das militares que atuam na corporação, por meio da troca de informações e de experiências profissionais.

Efetivo feminino - Até os anos 50, as polícias militares do Brasil eram integradas exclusivamente por homens. A primeira mudança foi registrada a partir de 1955, com a inclusão de um pelotão feminino na Polícia Militar de São Paulo. No Pará, a primeira turma de mulheres ingressou na Polícia Militar em 1982, com a composição do primeiro pelotão da Companhia de Polícia Militar Feminina, formado por cinquenta e sete mulheres.

Atualmente, o efetivo ativo da instituição conta com mais de 1.600 mulheres policiais militares, distribuídas em todo território paraense, nas diversas unidades operacionais e administrativas da PMPA, com a responsabilidade de zelar pela paz e pela ordem pública.