Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VISITA DO UNICEF

Estado reafirma compromisso com políticas públicas para infância e juventude

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/02/2019 20h44

O governador do Pará, Helder Barbalho, recebeu na tarde desta quinta-feira (21), no Palácio do Governo, em Belém, a visita da representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Florence Bauer, e reafirmou o compromisso do governo com as políticas públicas que garantam os direitos da infância e juventude. Helder Barbalho determinou que a Secretaria Extraordinária de Estado de Cidadania coordene, a partir de agora, as reuniões executivas com o Unicef, nas quais serão definidas as prioridades para o trabalho em conjunto.

Esta foi a primeira visita da representante do Unicef no Brasil ao governador Helder Barbalho, que estava acompanhado da primeira-dama, Daniela Barbalho. Segundo Florence Bauer, a ideia da aproximação é começar uma articulação para apoiar os municípios paraenses e construir uma agenda conjunta com o governo, voltada à garantia dos direitos da criança e do adolescente.

“Temos um trabalho de muito tempo no Pará e, a partir de agora, queremos começar a definir as prioridades para os próximos anos. Claro que alguns temas nos preocupam mais, como a questão da educação e da saúde, que são um desafio em todo o Brasil”, frisou a representante do Unicef.

Parceria - O governador Helder Barbalho, que teve a oportunidade de receber o Selo Unicef Município Aprovado quando foi prefeito de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, reconheceu a importância da parceria com a instituição da ONU para o avanço das questões relacionadas à infância, além da necessidade de transformar essa expertise em políticas públicas. “Desejamos que a experiência do Unicef em áreas tão sensíveis possa nos ajudar a fazer as transformações que desejamos no território paraense. Que possamos construir um futuro sólido para as crianças e jovens do nosso Estado”, ressaltou o governador.

Além das políticas para infância, foi abordada na reunião a chegada maciça de venezuelanos ao Brasil, particularmente ao Pará, por conta da crise política e econômica naquele país. “Estamos atentos a essa questão e em contato com os municípios, para que consigamos estabelecer o acolhimento e exercer o sentimento de humanidade e solidariedade. Estaremos trabalhando para que todos aqueles que venham ao Pará possam ser recebidos com dignidade”, assegurou o governador.

Segundo estimativas do Unicef, apenas em Belém estão vivendo cerca de 200 venezuelanos não indígenas e mais de 500 indígenas da etnia Warao, muitos abrigados em espaços mantidos pelo poder público.

Estratégia – O Selo Unicef Município Aprovado é uma estratégia para promover os direitos das crianças e adolescentes da Amazônia.

Os municípios da região que se inscreveram no Selo assumiram o compromisso de melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e das suas famílias, implementando e aprimorando programas e políticas de atenção à infância e adolescência.