Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NORDESTE DO ESTADO

Segup garante a segurança de 30 mil foliões em Abaetetuba

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/03/2019 11h44

Aproximadamente 30 mil brincantes participaram da terceira noite do carnaval oficial de Abaetetuba, no nordeste do Pará. A programação reúne atrações nacionais e internacionais, como a banda baiana Jammil e o cantor americano Zeeba. E, para garantir a segurança dos foliões e reduzir os índices de criminalidade neste período, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) mobilizou mais de 25 policiais militares em quatro viaturas, sendo de duas e quatro rodas.

Neste domingo, as principais atrações foram a cantora Ludmila, dona dos sucessos como "Cheguei" e "Hoje", e as cantoras sertanejas Maiara e Maraísa. Graças ao reforço policial empregado na região, somado ao efetivo da própria cidade, a folia ocorreu de forma tranquila, sem ocorrências. Durante o carnaval, são cerca de 70 agentes atuando diariamente em ações de prevenção e repressão no município.

"Estamos atuando  de maneira preventiva, realizando revistas e abordagens, a fim de evitar que pessoas estejam no meio dos brincantes portem armas brancas, como faca, estilete, por exemplo, para cometerem ações criminosas, como furto e roubo", informou o comandante do local, coronel Rosevelt.

Como Abaetetuba possui também atrações praianas, como a praia de Beja, distante vinte minutos aproximadamente da sede da cidade, houve o deslocamento ainda de 28 bombeiros militares, para além das atividades de pronto socorristas agirem diretamente no alerta e preservação da vida de banhistas. Foram enviadas ainda três viaturas de incêndio, uma lancha e duas viaturas administrativas.

Para Giovane Silva, abaetetubense que atualmente reside na região do Marajó, retornar à cidade natal e encontrar policiais de prontidão garantindo a preservação da vida e inibindo ações de criminosos é algo extremamente positivo.

"Hoje nós temos o carnaval de Abaetetuba como um evento muito maior do que nos anos anteriores, tanto em relação às atrações, quanto ao volume de pessoas que se deslocam até o município. O fato de ter um policiamento mais presente influencia diretamente na qualidade da programação e na folia de quem procura a cidade pra se divertir", garante. 

A potencialidade das ações permanece até o último dia de festa na cidade e nas principais vias até a quarta-feira de cinzas, quando o público retorna, em sua maioria, para a capital.

Prevenção – Quem se deslocou da capital até o município pode perceber algumas mudanças no percursos. A primeira delas foi a instalação do semáforo no cruzamento da avenida Independência com o quilômetro nove da BR-316, próximo ao posto de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado (Detran). A mudança tem a finalidade de dar maior fluidez ao tráfego.

Ao longo da PA-483, próximo à terceira ponte da alça viária, um radar móvel foi utilizado em um posto do Detran para evitar a alta velocidade em pistas que requerem uma maior atenção. Neste domingo, as principais ocorrências registradas envolviam alta velocidade, como em um caso de condutor que trafegava com o veículo em uma velocidade de 166 km/h, e ultrapassagem em local não permitido. Nenhuma ocorrência foi registrada na PA até o quilômetro 69, próximo ao trevo. Houve ainda a fiscalização do etilômetro. Neste domingo, oito pessoas foram autuadas por dirigir sob o efeito de álcool e houve uma prisão por embriaguez.