Pacientes e acompanhantes participam de 1º baile de carnaval
Cerca de pessoas 100, entre usuários e acompanhantes, participaram do primeiro grito de carnaval promovido pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), nesta quinta-feira (28). Não faltou animação, diversão e integração no evento, que contou com a participação da bateria da Escola de Samba das Crias do Curro Velho.
Entre os foliões estavam a dona de casa Lourdes Alves, 58, que acompanha a filha, Lorena, de 38, que veio à caráter para sua primeira festa do Carnaval 2019. “A festa foi ótima”, respondeu de prontidão. Mas, para quem pensa que essa é a primeira festinha da paciente, engana-se. Ela participa de todas e no último Natal participou até do coral do CIIR.
A mãe reforçou o elogio pela organização do evento, que ficou por conta do setor de Arte&Cultura do CIIR. Lourdes informou que a filha tem paralisia cerebral e, desde agosto do ano passado, recebe assistência de média e alta complexidade no Centro Reabilitação, onde já celebraram várias amizades. “O atendimento aqui é ótimo. Somos bem tratadas por todos. Por isso não perdemos nenhum evento”, ressaltou.
Já Aliny Santa Rosa Silva, 33 anos, conhece os dois lados da assistência do CIIR: ela é auxiliar administrativo no setor de Arte&Cultura e também recebe atendimento na instituição. Ela tem paraplegia não específica, em decorrência de uma doença rara denominada de Dermatomiosite (doença idiopática inflamatória crônica que afeta a musculatura estriada, a pele e outros órgãos), que a deixou com deficiência física.
Aliny é cadeirante e hoje recebe assistência de endocrinologia, reumatologia e cardiologia. Aliny Santa Rosa não esconde o orgulho do “I Bailinho” do CIIR. “Superou nossas expectativas”, comentou ela, que trabalhou na organização do carnaval, mas divertiu-se bastante, durante o baile.
Bloquinho de carnaval – O carnaval do CIIR foi antecipado para a alegria dos colaboradores. Eles tiveram um dia divertido com a realização de um “Bloquinho”, que fez o cortejo pelas dependências da Instituição, dia 27.
A programação contou com o “Círculo de Cultura”, que promoveu uma roda de conversa às 10h, com o médico Vitor Nina, que também é ator de rua e professor de Atenção Integral à Saúde, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele ministrou palestra sobre “Álcool, drogas e saúde mental”.
Logo após o bate papo, o Bloquinho de Carnaval saiu pelas dependências do CIIR levando informação e alegria aos usuários e visitantes.
Atendimento – Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhido pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminhará à regulação Estadual, onde o pedido será analisado conforme perfil do usuário, através do Sistema de Regulação (SISREG). É importante ressaltar que não há atendimento espontâneo ou qualquer tipo de inscrição ou cadastramento no CIIR.
O CIIR é um órgão do Governo do Estado, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), em parceria com o Instituto nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).
Serviço – O CIIR funciona em complexo situado à na Rodovia Arthur Bernardes, 1000. Mais informações: 4042-2157/58/59.