Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CELEBRAÇÃO

Diocese de Belém inicia no 'Mangueirinho' comemorações pelos seus 300 anos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/02/2019 10h40

O governador do Estado, Helder Barbalho, participou na noite de sexta-feira (22), na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), em Belém, do início das celebrações pelos 300 anos da Diocese de Belém (hoje Arquidiocese), da Igreja Católica. Segundo a organização, cerca de 7 mil pessoas participaram do evento, que contou com a presença do núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D'Aniello, representante do Vaticano no Brasil. Dom Giovanni conduziu a celebração eucarística ao lado do arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, e trouxe uma mensagem do Papa Francisco ao povo católico da capital paraense, a qual foi lida por Dom Alberto Taveira.

"Esta é uma oportunidade para todos os fiéis renovarem seu compromisso missionário, formando uma Igreja que olha para a frente e para o alto, com a missão de evangelizar a partir de Jesus Cristo e com a força do Espírito Santo", diz um trecho da mensagem papal, bastante aplaudido pelo público, composto por paroquianos de todas as áreas de Belém.

Após a leitura do Evangelho, o núncio destacou a importância da presença da Igreja Católica na região amazônica, e sua ligação intrínseca com a fé do povo paraense. "A Igreja que aqui está é uma Igreja discípula e missionária, que, acima de tudo, anuncia o Evangelho de Jesus aos povos que aqui vivem. Desejo que os habitantes da Amazônia sejam sempre abençoados por Deus", frisou o religioso.

Valores - O governador Helder Barbalho destacou a possibilidade de se congregar ao povo católico da capital, no momento em que inicia o Ano Jubilar (2019-2020), que marca a passagem do terceiro centenário de fundação da Diocese de Belém, datada de 4 de março de 1719. "É uma grande alegria poder ver o povo católico de todo o Estado reunido em nossa capital para celebrar os 300 anos da Diocese de Belém. Que a Igreja Católica siga com o seu trabalho de evangelização e de promoção de valores tão importantes para a nossa sociedade. E que Nossa Senhora de Nazaré abençoe a todos", ressaltou.

O Governo do Estado apoiou a realização do evento com efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além de profissionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Criada em 1719, a Diocese de Belém do Grão-Pará foi elevada à Arquidiocese em 1º de maio de 1906, tendo como primeiro arcebispo Dom José Marcondes Homem de Melo. Portanto, a Arquidiocese de Belém vai completar, em maio próximo, 113 anos de elevação, sendo considerada a terceira mais antiga do Brasil.