Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIDADE

Cozinha do Hospital Regional do Marajó conquista o Selo Green Kitchen

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/02/2019 17h39

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, no Arquipélago do Marajó, conquista mais uma certificação: o selo Green Kitchen, que reconhece o constante aprimoramento do padrão de qualidade na produção da alimentação saudável oferecida aos pacientes, acompanhantes e funcionários, priorizando a ambientação natural e a sustentabilidade.

A certificação, concedida pelo programa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente, ratifica as boas práticas na gestão da cozinha do HRPM, que não usa temperos industrializados. De acordo com a responsável pelo Serviço de Nutrição de Dietética, nutricionista Renata Feio, os temperos utilizados nos alimentos são 100% naturais, e muitos são colhidos na horta orgânica que o hospital mantém, onde cultiva legumes e hortaliças.

Internada há oito dias no HRPM, onde passou por cirurgia para retirada da vesícula biliar, Lindete Maria Oliveira da Paz, 52 anos, aprovou a alimentação servida diariamente. "É de primeira qualidade. Tudo muito bem preparado, muito gostoso. Agradeço todo o cuidado que a equipe tem com a gente, por se preocuparem em preparar uma alimentação saudável", disse a paciente.

Reconhecimento - Para Renata Feio, a aprovação do projeto foi um grande passo e motivo de orgulho e satisfação para todos, em especial à equipe do Serviço de Nutrição de Dietética (SND). “A certificação do Green Kitchen foi um marco muito importante para o serviço de alimentação oferecido em uma unidade 100% SUS (Sistema Único de Saúde)”, destacou. Ela classificou a conquista como um reconhecimento às ações desenvolvidas no ambiente hospitalar destinadas a melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento.

Para a diretora executiva do Hospital de Breves, Rejane Xavier, a certificação reconhece o esforço da equipe e os investimentos para a excelência da gestão, que beneficia diretamente o usuário, seus acompanhantes e funcionários. “Parabéns a todos que, diretamente e indiretamente, colaboraram para esse reconhecimento, que representa concretamente a qualidade dos serviços de nutrição e dietética, que vai desde a seleção dos alimentos ao processamento, produção e distribuição”, ressaltou.

O programa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente é indicado para restaurantes que têm o objetivo de aprimorar constantemente seu padrão de qualidade, em benefício de seus usuários, levando em consideração aspectos sociais e ambientais.

A iniciativa do HRPM em aderir ao “Green Kitchen” recebeu carta de boas-vindas, enviada ao SND, pelo empenho na implantação das ações executadas. O Green Kitchen também fez uma menção especial às nutricionistas Simone Sakairi, responsável pela implantação do programa, e Renata Feio, por ter dado continuidade à iniciativa.

Certificações - Em 2012, 2013, 2015, 2016 e 2017 o Hospital Regional do Marajó conquistou o “Selo Ouro”, concedido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), destinado às empresas e instituições que possuem inventários de emissão de gases que causam efeito estufa.

Em 2018, a instituição conquistou certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível que trata do reconhecimento pela segurança do paciente e estrutura hospitalar.

Serviço: O HRPM oferece assistência de média e alta complexidade para usuários vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS), composto pelos municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O hospital dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 h. O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.