Hospital de Marabá mobiliza pacientes e acompanhantes contra leucemia
O Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), realiza, desde o início deste mês, atividades de incentivo à doação de medula óssea e de sangue. A ação faz parte da campanha "Fevereiro Laranja" de conscientização e combate à Leucemia.
Até a próxima quinta-feira (28), integrantes da Comissão de Humanização, do Comitê Transfusional e do Programa de Voluntariado, percorrerão os corredores da Unidade com o bloco "HRSP Consciente". O objetivo é chamar a atenção dos colaboradores, pacientes, visitantes, acompanhantes e usuários ambulatoriais para a doença.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a leucemia é o câncer que mais atinge crianças e adolescentes no Brasil. A doença afeta o sangue e se manifesta por meio de sintomas como febre, sangramento nas gengivas e no nariz; dores nos ossos e articulações, perda de peso, inchaço no pescoço e manchas roxas ou avermelhadas na pele. Não há prevenção, mas se diagnosticada cedo as chances de cura são maiores. O tratamento pode ser feito por meio de radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e transplante de medula óssea.
A analista de Humanização do HRSP, Flávia Fernandes, comenta que a proposta é abordar o assunto de uma forma lúdica. "Criamos paródias a partir de marchinhas carnavalescas para chamar a atenção sobre um tema tão sério e importante. Queremos que as pessoas se sensibilizem e entendam a importância da doação de sangue e de medula óssea para as pessoas que sofrem com a doença", explica.
Além de sensibilizar para a luta contra a leucemia, a ação será a primeira mobilização em prol da 35ª Campanha de Doação de Sangue do Hospital Regional de Marabá, que ocorrerá entre os dias 25 e 29 de março deste ano. Nesse período, as coletas serão realizadas no Hemopa Marabá e dentro da Unidade.
Sobre a Unidade
Referência em atendimento de média e alta complexidades, o Hospital Regional do Sudeste do Pará possui 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Abrange uma população superior a 1 milhão de habitantes de 22 municípios paraenses.
Com perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, a Instituição oferece atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial,Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia.