Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO

Estado quer acelerar criação de parque industrial de Marituba 

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/02/2019 12h15

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, Iran Lima, recebeu o prefeito de Marituba, Mário Filho (PSD) e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Marituba (Codim), Edmilson Campos, em reunião solicitada pela comitiva municipal, para a retomada das tratativas sobre a criação do parque industrial do município de Marituba. A reunião aconteceu nesta terça-feira (19), na sede da Sedeme, em Belém.

O polo já tem área selecionada, será no quilômetro dois da PA-150, localizada próxima ao posto do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual da Alça Viária, na Região Metropolitana de Belém (RMB). O encontro contribuiu para atualizar as informações entre Estado e o município sobre o andamento do futuro empreendimento industrial. 

O secretário Iran Lima avaliou a criação do parque industrial de Marituba na RMB, como um dos mais estratégicos, favorecendo os empreendimentos industriais tanto no quesito logística, quanto em mobilidade urbana. “Queremos acelerar o apoio institucional do governo estadual à iniciativa”, afirmou Iran Lima, referindo-se ao indispensável envolvimento da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), que junto com a Codim, de Marituba, estarão responsáveis em deslanchar a iniciativa do parque, que será um fomento ao setor produtivo.

De acordo com o prefeito Mário Filho, a Prefeitura de Marituba já contabiliza 64 cartas de intenções de empresas e indústrias interessadas em se instalar no novo distrito industrial. “O local é especial, interessante, porque de lá é possível escoar a produção pelas vias rodoviária e hidroviária; onde se está a um passo do município de Barcarena e toda sua estrutura de porto industrial”, comentou Mário Filho.

Ele recordou que a implantação do parque industrial é um sonho de duas décadas do município e que agora começa a se consolidar. “Não tivemos como avançar em 2018 por ser um ano eleitoral. Temos os mapas, as plantas técnicas e o projeto do parque prontos, estávamos só esperando o começo do novo governo (estadual) para tornar nosso projeto realidade. Estamos na reta final e viemos pedir o apoio do secretário para que tudo prospere para tocar a obra”, afirmou o prefeito.

Segundo o presidente da Codim, Edmilson Campos, o futuro parque industrial será divido em polos distintos. O primeiro será o logístico, concentrando empresas transportadoras, o que deve desafogar o tráfego de veículos pesados na entrada na e saída da capital paraense. O espaço terá ainda outros três polos: o moveleiro, o de confecções e o de produtos naturais.

“No polo moveleiro temos como trabalhar com MDF, HDF, todas madeiras certificadas. Já o de confecções tem forte tradição local e o de produtos naturais dará destaque para os nossos recursos naturais a partir das indústrias do cacau, da castanha do Pará, do açaí, do dendê e de perfumes”, finalizou Edmilson Campos.