Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM SÃO PAULO

Gastronomia paraense abre as portas para negócios em turismo

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/09/2017 00h00

No “Dia D” da programação da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita) em São Paulo, na noite de quinta-feira (31), no Restaurante Capim Santo, os atrativos do turismo e a originalidade da gastronomia paraense encantaram as mais de 120 pessoas presentes ao evento, entre operadores de turismo, agentes de viagem e imprensa. A programação incluiu palestra-show sobre o Destino Pará, rodada de negócios e jantar temático.

Quinze fornecedores paraenses (agentes de receptivo) estiveram na capital paulista para o encontro comercial com empresários do Sudeste do País, em programação que teve o menu preparado pelos paraenses chef Ofir Oliveira e a boieira Lucia Torres, do Mercado do Ver-o-Peso. Para o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, “esses eventos aproximam os operadores, que são quem vendem o produto Pará, dos fornecedores paraenses”.

A noite fez parte de vários eventos promovidos pela Setur, iniciados na segunda-feira (28), com encerramento neste sábado (2), incluindo degustação nos restaurantes Tordesilhas, Dalva e Dito, Capim Santo, e no Mercado Público de Pinheiros, e também ciclos de palestras com cardápios elaborados pelos chefs paraenses Saulo Jennings Simões, Daniela Martins, Ofir Oliveira e Lúcia Torres, em companhia de chefs residentes em São Paulo, como Mara Salles, Alex Atala, Morena Leite, Roberto Smeraldi, Ricardo Maranhão, Elton Junior, Meia-Noite, Ricardo Frugolli e Paulo Machado.

Estratégia - Desde que o Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará passou a englobar o Programa Pará 2030, lançado pelo governo estadual, a Setur trabalha suas estratégias de divulgação e promoção dos atrativos turísticos com ênfase na natureza e cultura, tendo a gastronomia como um forte alicerce do turismo.

“Queremos articular, de forma sinérgica, a promoção do turismo e da gastronomia. A região amazônica é muito diferenciada, e queremos mostrar a pluralidade do destino através da sua gastronomia”, explicou Adenauer Góes. Segundo o secretário, o objetivo da Setur com o Pará 2030 é apresentar um novo olhar sobre a cadeia de valor do turismo e da gastronomia, vendo-os como um negócio e unindo as cadeias públicas e privadas.

“Vimos na gastronomia uma oportunidade de transformar o turismo em negócio. Começaram a surgir novos restaurantes, as pessoas vão para o Pará em busca do açaí e se surpreendem com a gastronomia. É um produto muito rico”, afirmou o secretário, que convidou os presentes a conhecer o destino e pediu aos agentes de viagens que trabalhem com mais afinco na venda do Pará. “Peço que deem uma oportunidade ao Pará e incluam esse destino na sua prateleira de produtos, pois temos muito a oferecer”, concluiu.