Secult reúne artistas e produtores de artes cênicas do Pará
"Esperança é o sentimento que a nossa classe tem hoje, pois percebemos nesta reunião que finalmente seremos ouvidos, algo que há muito tempo não acontecia", afirmou Ângela Assunção, atriz que atua em Barcarena. Foi nesse clima de escuta mútua que a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio da Diretoria de Artes Cênicas (DAC), realizou uma conversa ampliada com agentes da área no Pará. O encontro ocorreu no Teatro Gasômetro.
Atores e produtores culturais garantiram presença, apresentaram suas demandas, contribuições, e ainda puderam ouvir sobre o que a atual gestão vem construindo para a política de promoção social, por meio da arte e cultura. De acordo com Adriano Barroso, diretor da DAC, a missão agora é trabalhar para resolver as duas décadas de descaso e desmonte da área.
"Precisamos desfazer a ideia, instalada em nosso estado, de que cultura é apenas um adorno, um acessório da política de eventos. Estou diretor, mas serei sempre um fazedor cultural e como tal, sei bem onde o sapato aperta", e concluiu: "a sensação na Secult é que herdamos uma terra que no passado foi muito produtiva, mas que o antigo dono salgou antes de nos entregar. A diferença é que os fazedores de cultura e a gestão da pasta, agora, estão do mesmo lado, acreditando e trabalhando juntos".
Durante a reunião foram apresentadas demandas específicas, como a necessidade de salas de ensaios e a dificuldade de custear o preço das pautas dos teatros. Atenta a essa necessidade, a gestão anunciou o lançamento, ainda em fevereiro, de um edital de pauta de salas de ensaios e utilização dos equipamentos museais do Estado, sem ônus para os artistas.
Os espaços que antes eram fechados e agora serão abertos são: Salas de Ensaio do Theatro da Paz e Estação Gasômetro; Espaço Livre do Forte do Castelo; Sala Transversal e Jardins do Museu do Estado do Pará; Anfiteatro do Pólo Joalheiro; Salas do Museu de Arte Sacra e Anfiteatro da Casa das Onze Janelas.
A Secult também estuda a possibilidade de lançar, ainda este ano, editais de montagens e circulação. Nos próximos dias será lançado o Edital de Credenciamento para Representantes de Entidades no Conselho Estadual de Cultura.
Para Willian Furtado, ator de Belém, "a reunião foi excelente, o plano de trabalho da nova equipe de cultura está contemplando todas as artes e a proposta de flexibilização dos espaços de teatro foi acatada e vai facilitar bastante as apresentações", declarou.