Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BARCARENA

Bebê de 3,5 kg marca o centésimo nascimento do Materno Infantil de Barcarena

Por Redação - Agência PA (SECOM)
31/01/2019 17h50

Carlos Eduardo. Esse foi o nome escolhido pela dona de casa Leiliane Assis para o seu primeiro filho. Com quase 3.500 kg e 10 dias de vida, o bebê nascido no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB)  marca o centésimo nascimento registrado na unidade em apenas quatro meses de funcionamento.

Com o filho ao lado, Leiliane lembra os momentos de ansiedade antes do parto. “Eu cheguei aqui muito ansiosa, queria ter meu filho de maneira natural mas não consegui. Fiz o acompanhamento com a equipe, mas não tinha dilatação suficiente”, diz a mãe em contagem regressiva para viver a nova fase da vida. “Meu maior desejo é levar ele para casa”, complementa Leiliane. 

Para que possa chegar em casa sem riscos à saúde, os próximos dias de Carlos ainda serão no Hospital Materno-Infantil, como explica a médica pediatra, Ana Paula Lessa. “O estado de saúde é considerável estável, mas ele nasceu com um desconforto respiratório e permanecerá internado por conta da dificuldade de sucção”, ressalta.  

Atendimentos
Inaugurado há quatro meses, o Hospital Materno-Infantil já realizou mais 6.582 atendimentos, entre eles partos, exames, consultas, atendimentos de equipe multiprofissionais e outras internações. 

“O nascimento do bebê número 100 é um marco na Unidade, pois simboliza o trabalho feito por toda a equipe e representa tantos outros pacientes que recebemos. Seguimos motivados para atingir novas marcas, bem como continuar oferecendo à população do Baixo Tocantins, uma assistência segura e humanizada”, destaca a diretora hospitalar, Stephanie Karenn Valdivia.

Programação para mães - Sob o tema “Empoderamento, cuidado humanizado e aleitamento materno: uma intervenção educativa no âmbito hospitalar extramuro, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) também realizou a1ª roda de conversa com gestantes na unidade de saúde.

“Essa roda de conversa foi bastante esclarecedora para mim. Eu tive dois filhos de parto normal e nessa gravidez o plano de parto está para cesárea. O medo tomou conta de mim por conta da cirurgia, mas durante a explicação da equipe aqui consegui esclarecer minhas dúvidas”. A afirmação é da gestante Maria Cleia Lobato, à espera das gêmeas Helena e Heloisa. Acompanhada pela sogra, a grávida foi uma das participantes da ação.

A gestante veio encaminhada do Hospital Municipal de Barcarena, através da Central de Regulação da Sespa. Ela conta que nunca teve orientação sobre os seus direitos e deveres enquanto gestante. “Essa é a primeira vez que participo de atividades como esta, nunca tinha recebido essas informações. Foi uma experiência ótima”, afirma.

Além da roda de conversa, as gestantes puderam participar de oficina de pintura, sessão de fotos, visita guiada pela ala PPP – PréParto, Parto e Pós-Parto - e quiz com perguntas e respostas sobre aleitamento materno.

Roda de conversa - O objetivo da programação, criada pela equipe da Unidade, é educar e empoderar a mãe e o acompanhante de sua escolha sobre o que é o pré-parto, parto e pós-parto.

“Essa é uma intervenção educativa antes do parto, antes que os problemas ocorram. Muitas situações podem ser evitadas se tivermos ações preventivas. O maior diferencial é fazer com o que a mulher saiba o que é o cuidado humanizado, o respeito durante aquele momento e a violência obstétrica. Aqui no interior percebe-se que esse conhecimento ainda não chegou para população de maneira geral”, ressalta a palestrante e nutricionista clínica, Wanessa Nobre. 

A diretora assistencial do Materno-Infantil, Milierne Evangelista, assegura a importância de momentos como este. “Pretendemos esclarecer todas as dúvidas, como trabalho de parto, pós-parto, a presença do acompanhante e, dentro disso, o acompanhante de livre escolha é o primeiro contato. Nada melhor do que trabalhamos com conhecimento e desenvolvimento”.

Dentro do projeto, estimula-se o desenvolvimento tanto da gestante quanto do acompanhante. “É importante que, quando eles vierem para maternidade na hora do nascimento, saberem quem vai os acompanhar, quem são os profissionais que vão acolhê-los. Conhecer o ambiente por onde vão passar, possibilidades de parto, as boas práticas e o empoderamento da mulher também é fundamental, porque nós apenas assistimos o parto, quem brilha aqui é a mulher e o bebê”, explica a diretora assistencial.

Serviço - As rodas de conversas com gestantes do HMIB são divididas em dois momentos: o primeiro para mães que moram em Barcarena e que podem participar do curso de três módulos. O segundo é voltado para gestantes que moram em municípios distantes e não têm disponibilidade para longas viagens. Neste último, as ações são realizadas sempre que houver consultas ambulatórias durante o pré-natal.

Unidade de saúde – O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan é uma unidade pública de saúde para procedimentos de média e alta complexidades em usuários dos nove municípios da região do baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Moju, Igarapé-miri, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará.