Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Hospital Galileu forma novos cuidadores de idosos, em Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/02/2019 16h55

A primeira turma de 2019 do curso de Cuidador de Idosos, promovido pelo Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), concluiu a qualificação nesta sexta-feira (1º). São 35 novos profissionais formados gratuitamente pela unidade de saúde para atuar no cuidado com a pessoa idosa, ocupação que tem crescido no mercado brasileiro nos últimos anos devido ao aumento da expectativa de vida da população.

O grande interesse do público paraense pelo curso chamou a atenção no Hospital, que em três dias chegou a receber cerca de 1.600 inscritos, em dezembro de 2018. De acordo com o coordenador da capacitação, Sandro Mendes, o Hospital Galileu pretende expandir a formação técnica para conseguir atender essa demanda.

“A expectativa é de que continue e seja ampliado. Temos a previsão de abrir quatro turmas ao longo do ano de 2019, mas gostaríamos de abrir mais turmas para atender a grande demanda que recebemos por meio das inscrições”, afirmou.

Para quem acabou de concluir o curso e está com o certificado nas mãos, a expectativa para entrar no mercado de trabalho é grande. “É uma área que está em crescimento e, diante dessa capacitação que recebemos aqui, tenho certeza que sairemos grandes profissionais. Agradeço às psicólogas, enfermeiros, fisioterapeutas, que foram de grande importância para o nosso aprendizado. Se todos os hospitais tivessem um projeto social como esse seria excelente”, afirmou a aluna do Galileu e mais nova cuidadora de idosos, Caroline Silva dos Santos.

O curso de Cuidador de Idosos do Hospital Galileu foi ministrado ao longo de duas semanas por profissionais da unidade, que repassaram informações sobre políticas públicas e direito do idoso; acessibilidade e prevenção de quedas; cuidados com medicamentos do idoso; entre outros.

A recém qualificada, Cintia de Souza Ferreira, também está ansiosa pelas oportunidades que podem surgir de emprego a partir da nova capacitação. “O conhecimento que adquirimos aqui vai ser para a vida toda. Muitos não sabiam como cuidar de um idoso e, a partir de agora, estão tendo a oportunidade de trabalhar, e poderão se qualificar cada vez mais e mais”, destacou.