Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Jean Bitar realiza primeira bariátrica por videolaparoscopia pelo SUS da região Norte

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/01/2019 16h44

A primeira cirurgia bariátrica por videolaparoscopia feita no Norte por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) foi realizada na manhã desta terça-feira (29), no Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém. Considerado um marco para a Instituição, que tem o serviço de cirurgia bariátrica com uma das suas áreas de referências no Pará, a unidade de saúde pública avança na utilização de tecnologias mais modernas e menos invasivas.

A técnica também é mais confortável para o paciente, que pode ter alta em 24h e retornar às suas atividades normalmente em apenas uma semana. Com a cirurgia tradicional, conhecida também como “cirurgia de barriga aberta”, por orientação médica, o retorno do paciente às suas atividades consideradas menores só é autorizado após 45 dias.

O cirurgião geral responsável pelo procedimento, o especialista em cirurgia da obesidade Allan Fonseca, enumerou outras vantagens sobre a cirurgia por via aberta, como menor risco de infecção e maior rotatividade dos leitos, já que, normalmente, o paciente não precisa de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que confere maior resolutividade ao Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital.

“Com o método mais moderno e menos invasivo, o paciente é o principal beneficiado, mas ganha também o Hospital e o Estado do Pará, que hoje, inauguram um marco, que significa maior qualidade de atendimento no serviço de cirurgia bariátrica disponível para a população paraense, no Hospital Jean Bitar”, destacou o médico.

Milene dos Santos, filha da paciente Sandra Monteiro dos Santos, de 45 anos, submetida à cirurgia, falou sobre a sua alegria e de toda a família com a realização do procedimento, que era o grande sonho de sua mãe. “Estou muito feliz por minha mãe ter sido a primeira pessoa contemplada com esse tipo de cirurgia, que é segura, causa menos sofrimento, e que era o grande sonho dela. Todos da família estamos muito satisfeitos e felizes com a conquista dela”, disse.

Marco na saúde pública - O chefe do serviço de Cirurgia Geral do HJB, Dr. Nazareno Moura, informou que esse tipo de procedimento é o inicio de um novo tempo com relação às cirurgias bariátricas no Estado do Pará. No entanto, a tendência é que outros hospitais do SUS cada vez mais passem a realizar outros tipos de cirurgias por videolaparoscopia.

“Ter uma forma mais moderna de realizar um procedimento no serviço público, que traz vários benefícios, é extremamente importante. Para o serviço de cirurgia bariátrica, no Estado do Pará, realmente é um marco, isso é inquestionável. Mas penso também que esse é o pontapé inicial para a realização de outras cirurgias videolaparoscópicas”, explica.

“Com isso, vamos poder devolver o indivíduo para a sociedade numa condição melhor e mais rápida, tornando-o produtivo em um tempo menor ou abreviando o tempo que poderia ficar afastado de suas funções. A economia também é muito grande, mas o impacto maior, o maior benefício mesmo, é esse: contribuir com o retorno do paciente à sociedade”, ressaltou.

Para o diretor executivo do Hospital, Giovani Merenda, este dia entrará na historia da instituição, e ficará marcado como o dia em que o serviço de cirurgia bariátrica conseguiu ter um avanço significativo na qualidade do atendimento prestado.

“Estamos muito felizes com esta conquista, de extrema importância para o Hospital Jean Bitar, para os nossos pacientes e para a população paraense. Agradeço e parabenizo toda a equipe da cirurgia geral e do centro cirúrgico que esteve envolvida direta e indiretamente na realização da primeira cirurgia bariátrica videolaparoscópica do nosso hospital. Reafirmarmos o nosso compromisso em fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para melhorar ainda mais a qualidade dos nossos serviços e a vida dos nossos pacientes. Esta é a nossa missão”, concluiu.

Saiba mais - Na cirurgia por via aberta, também conhecida por cirurgia convencional ou por cirurgia tradicional, o acesso à região operada é por meio de uma incisão cuja dimensão permite entrada direta, tanto visual como tátil. Esta forma de acesso simplifica, em regra, a execução técnica dos procedimentos; no entanto, a cirurgia aberta tem várias desvantagens quando comparada com abordagens menos invasivas.

Na cirurgia minimamente invasiva, o acesso à região operada é feito com pequenas incisões, onde são introduzidos instrumentos cirúrgicos específicos e um vídeo que transmite as imagens da região a operar para monitores presentes na sala operatória. Estas imagens guiam as ações do cirurgião para concretizar os procedimentos. A menor invasibilidade desta abordagem traduz-se, globalmente, em menos efeitos indesejáveis e numa recuperação mais rápida dos doentes.

Hospital Jean Bitar – A unidade de saúde oferece assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com 70 leitos, é referência estadual para procedimentos de endoscopia digestiva alta e colonoscopia, cirurgia gastrointestinal e algumas especialidades clínicas, como endocrinologia, reumatologia, geriatria e pneumologia. Para atendimento é necessário encaminhamento via Central de Regulação do Estado. O Hospital Jean Bitar fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, Bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.