Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Detran faz palestras de educação no trânsito para crianças

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/01/2019 16h52

Nesta terça-feira (22), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou mais um projeto de educação voltado às crianças. Desta vez, a iniciativa foi realizada no Colégio São Paulo, em Belém. A ação contou com uma tarde de lazer com crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

As palestras tiveram os seguintes temas: "A vida no trânsito depende de você", "Educação para o trânsito não tem idade", "Educação para o trânsito: uma questão de valores para todos", "Travessia segura", "Stop!" "Atenção para a vida no trânsito" e "Jogando limpo no trânsito".

Elizabeth Oliveira, analista de trânsito e pedagoga, contou que foram criadas várias metodologias que abordam o conceito de trânsito. As atividades pedagógicas e jogos educativos fazem as crianças refletirem sobre o seu comportamento. "A importância é sensibilizar eles, criar desde pequenininhos uma consciência no transito, assumir responsabilidades, comprometimentos, deveres e diretos no trânsito, para que se tornem bons cidadãos e responsáveis".

Edijane Bittencourt, aluna e estagiária de pedagogia, conta que o trabalho que está fazendo no Detran tem sido muito importante para ganhar experiência com as crianças. "Está sendo de um grande aprendizado para mim. É o meu primeiro contato com as crianças. É muito importante esclarecer sobre as leis de transito e sinalizações para tirar essas pequenas dúvidas
enquanto são crianças".

Fabíola Dias é professora do colégio São Paulo e ressalta que muitas crianças vão para escola andando, por isso é muito importante essa sensibilização. "A maioria mora pela redondeza, então muitas vêm andando,  atravessam a rua que tem perigo por perto. Então essa fase que eles estão de alfabetização, no primeiro ano, é importante para terem esse conhecimento. Apesar de sempre andarem acompanhados com os pais, elas já tem idade suficiente para entender como é que as pessoas vivem caminham ao redor do universo deles".