Segup apresenta esquema de segurança do Pré-Carnaval 2019
Cerca de 300 agentes de segurança em 64 veículos estarão nas ruas na Operação Pré-Carnaval 2019, que será realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) no período de 26 de janeiro a 24 de fevereiro, em Belém. O objetivo é garantir segurança e tranquilidade aos foliões, que a cada ano estão em maior número pelas ruas da Cidade Velha nesta época. Os detalhes da operação foram apresentados à imprensa na manhã desta quinta-feira (24), na sede da Segup.
“Nós teremos mais de 300 agentes de segurança pública; gradis ao longo do circuito, controles de acesso de pessoas, para a garantia de que todos serão revistados por equipe privada que é contratada pela organização do evento; quatro torres de observação em pontos estratégicos, onde podemos conseguir ver todos os percursos desses blocos; além de 11 câmeras de monitoramento que serão acompanhadas pelo Ciop em tempo real. Temos a tranquilidade de que se não conseguirmos evitar 100%, teremos a garantia de que todas as pessoas que vão ao local para brincar terão a garantia de que poderá voltar pra sua casa sã e salvo”, ressaltou Ualame Machado.
Devido ser um bairro majoritariamente constituído por casas antigas, de pessoas que residem há muitos anos na área - caraterísticas que atribuem à Cidade Velha o título de centro histórico da capital, toda a construção da operação foi feita em conjunto com representantes da liga dos blocos e da Associação de Moradores. “A associação foi ouvida, algumas coisas foram ajustadas por sugestões deles, como seria a melhor forma de realizar o evento”, acrescentou Machado.
O trabalho dos agentes de segurança começará antes mesmo do início dos eventos. Às 13h, policiais militares já estarão no local, juntamente com guardas municipais, que farão o bloqueio de todo o circuito. Durante a passagem dos blocos, todo o efetivo estará de prontidão, caso haja qualquer necessidade. Haverá também o pagamento de jornada extraordinária pra que o efetivo nas ruas seja maior e mais eficiente.
Acesso - A Praça do Relógio será o local para a passagem de som dos trios elétricos. O circuito dos blocos iniciará na Rua Dr. Assis com Rua Padre Champagnat e terminará em dois pontos, um na Rua Siqueira Mendes (casa de show Açaí Biruta) e outro na Rua São Boaventura (Insano Marina Club).
Dois acessos estarão disponíveis para os foliões para a entrada do circuito, sendo um na Tamandaré com a Dr. Assis, e outro na Rua Padre Champagnat com a Rua Dr. Assis. Nas duas portas de entrada, serão realizadas revistas em todos os brincantes, a fim de impedir a entrada de armas – branca e de fogo, drogas, entre outros.
Após o término de toda a programação, policiais militares que estão atuando na Operação Polícia Mais Forte serão destacados, no horário compreendido entre 18h e meia-noite, para garantir o retorno dos foliões, seja nas vias ou nos pontos de ônibus.
“A expectativa de público é de 5 mil brincantes por dia, resultando em 10 mil pessoas por final de semana. No carnaval há a ligação com a ingestão de bebida alcoólica, mas é preciso ter responsabilidade. Por isso manteremos o cerco e a segurança”, informou o secretário adjunto operacional, Luciano de Oliveira.
Ao todo, o circuito possui aproximadamente 800 metros, onde serão distribuídos quatro plataformas de segurança (postos de observação) para acompanhamento e pronto atendimento, em caso de necessidade, dos agentes. O objetivo é auxiliar e potencializar as ações de segurança e atendimentos de urgência e emergência. Os postos estarão localizados nas esquinas da Rua Dr. Assis com as travessas Felix Roque, Rua Dom Bosco, Travessa Alenquer e Tamandaré.
Nesta operação, a Segup contará com um posto de comando local, onde a ação será comandada e monitorada. O ponto estará localizado na Travessa Frei Caetano Brandão. Onze câmeras de monitoramento estão instaladas na área de influência.
Atendimento médico - Viaturas de Resgate e de incêndio do Corpo de Bombeiros Militar estarão posicionadas no trajeto. Para atendimento de urgências médicas haverá três postos de atendimento pré-hospitalar, localizados nas Praças Frei Caetano do Arsenal e do Carmo.
Lei Seca - Ronda Ostensiva, Fiscalização de Som Automotivo e a Lei Seca serão atribuições desenvolvidas pelo Departamento de Transito (Detran), Semob e Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), com intuito de inibir som automotivo, que pessoas alcoolizadas tomem a direção de veículos e demais infrações que colocam em risco a segurança viária.
Polícia Civil - A Seccional Urbana do Comércio, que agora tem novo endereço na Rua Avertano Rocha, com a rua 16 de novembro, ganhará reforço de delegados, escrivães e investigadores. Eles vão receber as ocorrências policiais provenientes da Operação Pré-Carnaval.
Poluição sonora - Sons automotivos que estiverem fora da legislação, ou seja, cometendo poluição sonora, serão coibidos.
Entre as instituições participantes da operação estão as Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal de Belém, Departamento de Trânsito do Pará (Detran), Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Unidade Integrada de Polícia do Meio Ambiente (Dema), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Secretaria Municipal de Economia (Secon) e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).