Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Projeto desenvolvido em escola estadual faz alunos alcançarem excelentes médias na redação do ENEM

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/01/2019 15h05

Bons resultados que são frutos do compromisso e dedicação. Assim tem sido na Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, no bairro do Marco, em Belém. Após a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na última sexta-feira (18), vários estudantes se destacaram e mostraram suas habilidades na redação. O sucesso no teste se dá, principalmente, pelo projeto “Construção e Reconstrução do texto”, criado há três anos.

O projeto trabalha referenciais e argumentações do ponto de vista sociológico, histórico e filosófico, além de remeter aos alunos uma visão de mundo que estimule sua reflexão na construção de textos. A professora Ione Franco é a idealizadora, mas acredita que trabalhar e ter o incentivo da equipe escolar é o que contribui para o sucesso no ensino da Albanízia.

“Esse projeto não é de um protagonismo somente meu, sem dúvida alguma, se não tivesse um apoio do corpo docente e da diretoria da escola, não teríamos esses resultados”, comentou. A professora, que tem 17 anos dedicados às letras, fala ainda da sua alegria em poder ajudar alunos de escola pública.

“Eu me sinto muito feliz e isso representa a confirmação da minha escolha vocacional, contribuir de alguma forma na vida de tantos jovens e especialmente dentro de uma instituição que consideram falida. Eu não acredito nisso, e tenho certeza que toda dedicação na escolha da tua vocação é fundamental para você fazer o bem a alguém.  Penso que com compromisso e dedicação envolvem o amor por aquilo que você escolhe pra acrescentar na vida das pessoas”, concluiu.

Números Enem - Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), somente 55 participantes tiraram nota máxima (mil) na redação do Enem este ano, que abordou o tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet".

Na Escola Albanízia, os alunos tiveram notas que variam entre 700 e 920 pontos. Entre eles está Stephany Miranda, de 17 anos, com nota 920 na redação. Ela aliou sua dedicação em casa com a vivência durante as aulas do projeto da escola. “Pelo tema ter sido um pouco complicado, fiquei em dúvida, mas quando vi a nota fiquei muito feliz, e isso tudo eu agradeço muito à escola, os professores nos incentivam e se dedicam pra fazer com que a gente consiga chegar até lá, até a faculdade”, contou a aluna, que sonha em ser o odontóloga.

Quem também comemorou após consultar sua nota foi o estudante Leandro Serrazin, 18 anos, que obteve 840 pontos na redação. Para ele, a boa nota já era esperada graças ao tempo dedicado aos estudos.

“Fiquei muito nervoso durante a prova, mas passei o ano todo estudando, isso foi um diferencial. As aulas de redação que tivemos na escola foram um incentivo a mais. Fora que nossos professores são profissionais excelentes. Eu sempre soube que essa escola faria o diferencial na minha vida, mesmo antes de vir para cá”, disse Leandro, que pretende fazer o curso de Geografia da Universidade do Estado (Uepa).

Índices de aprovação - Em 2018, a Escola Albanízia aprovou 19 alunos nas Universidades Federal do Pará (UFPA), Federal Rural (Ufra) e Estadual do Pará (Uepa), a maioria vinda do mesmo projeto. Para a diretora da escola, Évila Silva, graças ao crescimento do projeto, os resultados deste ano não são novidade.

“Só crescemos, nosso projeto é um sucesso lá fora e aqui dentro, este ano não foi diferente, e acredito que o grande diferencial da nossa escola é por conta do compromisso que temos, do porteiro aos professores, sempre na busca de uma educação de qualidade para esses jovens”, finalizou.