Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARNAVAL

Crias do Curro Velho contam a história de Belém no desfile deste sábado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/02/2015 17h38

As Crias do Curro Velho vão contar um pouco da história dos índios Tupinambás, os primeiros habitantes da cidade de Belém do Grão Pará, antes de ser colonizada pelos portugueses. O desfile ocorre neste sábado, 7, a partir das 9h, com concentração às 8h na Praça Brasil. A programação é promovida pelo governo do Estado.

Jorge Cunha, da coordenação do evento, explica sobre o processo de criação do enredo deste ano, cujo tema é “1615: Belém de Véspera”. “O mais legal que a escola traz este ano é essa entrada no desconhecido, imaginar o que era essa cidade antes de nós. Aí entram a fauna e a flora, mas também os povos originários dessa terra, que ainda estão por aí, mas que pouco vemos”, diz, informando que a escola teve a ajuda do professor Brasilino Assaid, que ministrou palestra elaborada especialmente para as crianças.

Jorge Cunha relata como foi a concepção do que as Crias do Curro Velho levam para a avenida este ano. “Quando apresentamos o tema, logo em seguida vieram as propostas das crianças, suas reflexões, em forma de desenho, de texto. Elas colaboram ao longo de todo o processo”, conta. As camisas que serão usadas pelos organizadores e outros integrantes da escola durante o desfile são ilustradas com um desenho feito por uma das crianças, exemplifica Jorge.

A Escola de Samba Crias do Curro Velho sai pelas ruas do Telégrafo há 24 anos. “Esse projeto é cidadania, ao incentivar a relação de troca entre as crianças, o respeito mútuo, o trabalho coletivo. Cada um deles tem papel importante na construção de cada carnaval. É também consciência ambiental. Uma de nossas marcas é trabalhar com materiais reutilizados, muitos deles, doados pela própria comunidade”, pontua Jorge Cunha.

No desfile deste ano participam do desfile 520 crianças e jovens na faixa etária de 7 a 18 anos. "É interessante perceber também que hoje todos os instrutores são jovens que um dia chegaram aqui aos 7 anos, como crias", exemplifica o coordenador, falando sobre o crescimento do projeto social.

O desfile deste sábado segue pela Avenida Senador Lemos e Travessa Djalma Dutra. Na chegada, no Curro Velho, um baile de carnaval animado pela banda Los Viegas encerra a programação. Toda a família pode participar. “O carnaval feito pelas crias é um carnaval lúdico, feito para a família e com a participação dela. Os pais e avós também ajudam em vários momentos do processo de construção do carnaval. Existem até oficinas dedicadas exclusivamente para eles”, finaliza Jorge Cunha. Após o desfile, a bateria show das Crias do Curro Velho volta a se apresentar na Praça do Povo, do Centur, no próximo dia 14, dentro do Baile Público,a partir das 17h.