Mais de 57 mil candidatos farão o Encceja no Pará
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem, neste ano, 57.048 inscritos no Pará. Mais de 10 mil visam concluir o Ensino Fundamental, e para 46.735 a prova certifica o Ensino Médio. O exame será realizado em todos os estados do Brasil no próximo dia 22 de outubro. A aplicação da prova para pessoas privadas de liberdade será nos dias 24 e 25 de outubro, nas casas penais.
Para os candidatos residentes no exterior, a prova será neste domingo (10), enquanto brasileiros reclusos no exterior farão o Enceeja no período de 10 a 22 de outubro deste ano.
O exame é gratuito e de participação voluntária, adequado para avaliar as pessoas que não concluíram os estudos na idade apropriada. O Encceja é um conjunto de quatro provas realizadas em um único dia. Para ser aprovado, o candidato precisa obter 100 pontos por matéria, no mínimo (a escala vai de 60 a 180 pontos). Cada prova tem 30 questões, e é necessário acertar 10 questões, no mínimo.
O candidato receberá pelos Correios o cartão de confirmação da inscrição, com o local onde fará a prova. Caso não receba a correspondência pelos Correios, ele poderá acessar as informações no site do Inep: http://portal.inep.gov.br/encceja.
Recorde de inscritos - A coordenadora do Encceja, Núlcia Azevedo, destaca que, neste ano, houve recorde de inscritos. A última edição do Encceja, realizada em 2014, teve apenas 2.630 inscritos no Pará.
Neste ano, a prova seria realizada no segundo domingo de outubro, dia do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, mas foi transferida, após a solicitação da secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Serruya Hage. O pedido teve o apoio dos deputados Márcio Miranda, presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), e Hélio Leite. O Ministério da Educação acatou a solicitação de mudança da data, e a prova será realizada, em todo o País, no próximo dia 22.
No Pará, o teste será aplicado nos seguintes municípios: Abaetetuba, Abel Figueiredo, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Conceição do Araguaia, Goianésia do Pará, Igarapé-Açu, Itaituba, Marabá, Marituba, Monte Alegre, Novo Repartimento, Óbidos, Oriximiná, Parauapebas, Piçarra, Prainha, Redenção, Salinópolis, Santa Izabel do Pará, Santarém, São Miguel do Guamá, Tomé-Açu, Tucuruí e Xinguara.
Serviço: As provas serão realizadas pela manhã e à tarde. Os portões serão abertos às 7 h e fechados às 7h45, e o teste será executado entre 8 e 12 h. À tarde, os portões abrirão às 13h30 e fecharão às 14h45, e a prova iniciará às 14h30 e encerrará às 19h30.