Exposição integra comemoração pelos 144 anos da Biblioteca Arthur Vianna
A Fundação Cultural do Pará (FCP) inaugurou esta semana a exposição fotográfica “Mário de Andrade e a Amazônia”, com curadoria de Célia Jacob, Diretora de Artes da FCP. A mostra ficará aberta à visitação até o próximo sábado, 28, das 8h30 às 14h. Ela faz parte da programação de aniversário de 144 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna, ficando disponível em seu 2º andar, com acesso livre.
A mostra, composta por 16 painéis, rememora a visita feita pelo poeta Mário de Andrade à região Norte, especialmente, a Belém. Hospedado no Grande Hotel, localizado na avenida Presidente Vargas, em frente à Praça da República, seu encanto com as peculiaridades da região amazônica chegou a ser expresso no livro “O Turista Aprendiz”.
Ao subir o rio Amazonas de barco e durante sua estadia, ele fez diversos registros do que viu e viveu. Além de escritor, Mário de Andrade era um fotógrafo amador muito sensível. “Ele fazia foto das pessoas pelas margens dos rios e tudo aquilo que era absolutamente diferente do que tinha de paisagem em São Paulo”, diz Célia Jacob.
Há imagens do poeta na praia do Chapéu Virado, em Mosqueiro. “Aqui na cidade (Belém) ele transitou bastante por pontos históricos, como o Ver-o-Peso e o Theatro da Paz”, conta a curadora. “Eu fiz uma pesquisa nas obras de uma pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) a respeito desse material dele. Além disso, o próprio livro ‘Aprendiz’ traz algumas fotografias dessa viagem”, completa.
Algumas passagens do livro ajudam a ilustrar os painéis e existe uma carta famosa, enviada por Mário de Andrade ao escritor e amigo Manoel Bandeira, que é reproduzida. “(...) Meu único ideal de agora em diante é passar uns meses morando no Grande Hotel de Belém. O direito de sentar naquela terrace em frente das mangueiras tapando o Teatro da Paz, sentar sem mais nada, chupitando um sorvete de cupuaçu, de açaí. Você que conhece mundo, conhece coisa milhor do que isso, Manu? (...)”, escreveu o poeta.
A exposição faz parte do acervo da Fundação Cultural do Pará e tem formato para ser itinerante, algo elaborado pelo designer José Fernandes. A última vez que foi aberta ao público foi em 2012, na Estação das Docas, em alusão ao aniversário da Semana de Arte Moderna. As imagens e a pesquisa que traz são uma oportunidade imperdível para se conhecer outro lado do poeta Mário de Andrade e de sua visão sobre a Amazônia.
Serviço:
Exposição Mario de Andrade e a Amazônia
Quando: Até o dia 28 de março de 2015
Onde: 2º andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna
Visitação: Segunda a sexta, das 8h30 às 19h; e aos sábado, das 8h30 às 14h - Acesso livre