Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Detentos participam das comemorações dos 122 anos da ilha de Outeiro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/04/2015 15h59

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), em parceria com a Prefeitura de Belém, fez uma série de melhorias, como serviço de limpeza, capina e pintura na Escola Estadual de Ensino Fundamental Geny Gabriel Amaral, localizada na Ilha de Caratateua. A ação faz parte da programação de aniversário dos 122 anos da localidade, que será comemorado na próxima terça-feira (14).

O trabalho foi feito por uma equipe de 20 detentos do regime semiaberto da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel. Os internos integram o projeto Conquistando a Liberdade, que incentiva a reintegração social da pessoa presa por meio do uso da mão de obra carcerária.

A administradora regional das ilhas, Elizete Cardoso, ficou satisfeita com a parceria. “O governo do Estado, através da Susipe, nos presenteou com esse projeto. Essa parceria é de vital importância para a comunidade de Outeiro, que tem um índice elevado de jovens e adolescentes envolvidos com o crime e drogas. O trabalho desenvolvido pelos detentos tornou o ambiente escolar mais limpo e confortável para os alunos”, afirmou.

Segundo a diretora da escola, Maria do Carmo, é de fundamental importância a reintegração do preso por meio do trabalho. “Todo trabalho é digno, e os detentos foram úteis para nós. Isso mostra para os alunos que todos têm capacidade. Os serviços vão refletir no bem-estar dos alunos e, consequentemente, na qualidade do aprendizado”, declarou.

Expansão – A parceria de ações de cidadania entre o Sistema Penitenciário do Estado e a Prefeitura de Belém acontece em um momento importante do projeto Conquistando a Liberdade, pois amplia o trabalho na capital, em toda região metropolitana e nas 26 ilhas do entorno. “No ano passado, iniciamos esta expansão para as ilhas, fazendo uma importante ação em Cotijuba. Neste ano, nosso foco é chegar às outras ilhas”, disse o coordenador do projeto, Ercio Teixeira.

No último sábado (11), os moradores da Ilha de Outeiro também receberam outros serviços em um grande mutirão de cidadania, entre eles: emissão de identidade, certidão de nascimento e carteira de trabalho, atualização cadastral no Bolsa Família, verificação de pressão arterial e de glicose, corte de cabelo, além de palestras sobre saúde e educação ambiental.

Um dos estandes mais procurados foi o de expedição para carteira de identidade, com cerca de 200 emissões. Rosangela Mourão, 41 anos, que estava há um ano sem o documento, aproveitou a oportunidade. “Cheguei cedo para garantir minha senha, pois sem documentos não temos acesso aos serviços. Essa ação de cidadania é presente para a ilha”, comentou.

A comemoração reúne órgãos federais, estaduais e do município, entre eles a Susipe, Guarda Municipal de Belém, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Federal, Portal do Trabalhador, Sesma, Funbosque, Fumbel, Defesa Civil, Fundação Pro Paz, Sesan, Semob, Sejel, Semma e Sespa. A programação continua ao longo da semana e inclui apresentação da banda Camarote VIP, bandas locais, culto ecumênico e show pirotécnico.