Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Casa das Artes oferece oficina de exercícios teatrais para pássaros juninos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/05/2015 17h53

A Fundação Cultural do Pará (FCP) promove nesta semana a oficina de “Exercícios Teatrais para Brincantes em Cena”, ministrada pela atriz Ester Sá. O curso é destinado ao público brincante das contações de histórias dos pássaros juninos dos bairros e distritos de Belém. A oficina é ministrada na Casa das Artes, das 15h às 18h, e segue até sexta-feira, 8.

Com onze anos de história, o grupo de pássaro Pipira da Água Boa, do distrito de Outeiro, é um dos mais tradicionais das festas juninas. “O pássaro surgiu através de um ponto de cultura que foi desenvolvido com o objetivo de recuperar jovens do mundo das drogas. Hoje, o grupo é formado por 40 brincantes com idades variadas de 5 a 29 anos, e o tema trabalhado para este ano é ‘Lendas do Pará’”, destaca Alan Murilo, 19, representante do grupo.

O grupo de pássaro Bigodinho se apresenta este ano com uma história bem diferente e envolvente. “Com o tema ‘O resgate do bigodinho’, trazemos este ano uma variedade de personagens do mundo literário e imaginário, como príncipe, princesa, fadas, índios e o caçador, entre outros. O grupo de pássaro tem dez anos de história e é formado por 37 brincantes com idades de 4 a 12 anos”, comenta Valderez Carreira, 57, representante do Pássaro Bigodinho.

Na oficina, a atriz Ester Sá explica para os alunos a importância dos gestos e a concentração de cada personagem. “Entre os exercícios que serão trabalhados durante a semana na oficina estão percepção, voz, emocional, interpretação do personagem e foco (trabalho do direcionamento dos olhos em cena), praticas fundamentais que cada ator ou atriz precisa dominar”, explica.