Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CINEMA

Núcleo de Produção Digital da FCP exibe filmes nacionais no mês de maio

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/05/2015 12h22

O auditório da Casa das Artes (antigo IAP) é palco de duas ações: uma promovida pelo Estado, outra pela sociedade civil. O Núcleo de Produção Digital do Pará e a Associação dos Críticos de Cinema do Pará se revezam na utilização do espaço, onde acontecem sessões gratuitas de cinema toda segunda-feira. A grade de programação do NPD é formada basicamente por filmes brasileiros, novos e antigos, de todos os gêneros (drama, comédia, suspense), mas também reserva um espaço às produções paraenses. 

Na próxima segunda-feira, 11, às 19h, será exibido o documentário “Sem Pena”, de Eugenio Puppo (Brasil, doc, 2014, 80’). Eleito melhor filme pelo júri popular do 47º festival de Brasília, em 2014, o filme aborda a situação carcerária do Brasil. A sinopse diz que nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira, que já é a terceira maior do mundo. “Sem Pena” desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras para expor as entranhas do sistema judiciário do país, mostrando como a morosidade, o preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente.

Para o dia 27 de maio está programada a exibição do filme “A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa (Brasil, 2014, 95’). Grande vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes de 2014, a produção conta a história de Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo, jovens moradores do bairro Nacional, na periferia de Contagem, em Minas Gerais. Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.

Cinema para cegos – A sessão do dia 27 contará com audiodescrição, recurso que permite a inclusão de cegos e portadores de baixa visão em cinemas, teatros e programas de televisão, disponibilizado por meio do Projeto Democratizando, do Governo Federal, e desenvolvido em parceria com cineclubes, instituições e centros culturais de todo o Brasil.

Serviço: A Casa das Artes (antigo IAP) fica na Praça Justo Chermont, nº 236, ao lado da Basílica. As sessões começam às 19h. Entrada franca.