Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Casa das Artes lança livro que traz reflexões sobre o teatro popular do Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/06/2015 17h17

Artigos nascidos em palestras, laboratórios e pesquisas realizadas na Casa das Artes deram origem à publicação do livro “Escola de Pássaros: reflexões sobre o teatro popular do Pará”, que será lançado amanhã, 11, dentro da programação junina da Fundação Cultural do Pará (FCP). O evento de lançamento será às 18h, na Casa das Artes, na Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré, e contará com os quatro autores da obra, além de representantes de Pássaros e Bichos Juninos.

Cada um dos quatro autores convidados colabora com um artigo que aborda aspectos desta arte de origem popular. O poeta e professor João de Jesus Paes Loureiro apresenta a “Antologia fragmentária sobre o teatro de pássaros do Pará”; a professora Olinda Charone colabora com o artigo “Os grupos de pássaros juninos como escolas de formação de brincantes”; o pesquisador Rodolpho Sanchez traz “Todas as coisas têm nome. Pesquisa testemunhal do vocabulário dos Pássaros”; e Rosa Silva participa com “Prática musical de um Cordão de Pássaro bragantino”.

“Gravei as entrevistas, depois as transcrevi e fui destacando mais de 30 verbetes (da cultura dos Pássaros). Alguns são recorrentes, como ‘guardião’ que se refere à pessoa que ensaia o grupo e o organiza; os atores são chamados ‘brincantes’; e o ‘caçador’ é um personagem muito presente”, destaca Rodolpho Sanchez sobre a pesquisa que deu origem ao texto publicado em “Escola de Pássaros”.

Durante o evento haverá a apresentação do Cordão de Pássaro Araçari, da Ilha de Caratateua/Outeiro, como resultado de oficina do Circuito das Artes, ministrada por Laurene Ataíde, guardiã do Cordão de Pássaro Colibri.

Novas programações no Arraial de Todos os Santos

Além da Casa das Artes, também ocorre este mês, dentro da programação junina da Fundação Cultural do Pará, os eventos do Núcleo de Oficinas Curro Velho. Nesta sexta-feira, 12, a partir das 18h, será realizado no espaço o Cortejo Boi Educadinho do Aurá (Ananindeua), o espetáculo “É Mentira”, a coreografia “Festrilha” e a apresentação do Cordão de Bicho Jaquinha (Umarizal). Encerrando o evento, a partir das 20h30, o público confere o show de Chiquinho do Acordeon.

No sábado, 13, a programação no Curro Velho começa um pouco mais cedo, às 17h30, com a reapresentação da coreografia “Festrilha” e do espetáculo “É Mentira”. Em seguida, apresenta-se o Cordão de Bicho Bacu (Outeiro) e é encenado o Auto da Lua Crescente. O show que encerra a programação é “São João com Gonzagão”, às 20h30, com Yuri Guedelha.

Já no Centur ocorre a continuação do Concurso de Quadrilhas, com programação até dia 28 de junho, na Praça do Povo (andar térreo). Paralelo à competição, ocorrem apresentações de grupos Parafolclóricos na Praça do Artista (andar térreo) e de Pássaros Juninos, no Teatro Margarida Schivasappa.

No município de Óbidos, novo parceiro do Arraial de Todos os Santos, a programação junina também inicia nesta quinta-feira, 11, com a “Oficina de Ambientação Cênica”, ministrada por Bruce Macêdo. E no dia 20, na Praça do Sesquicentenário, a partir das 19h, ocorre a “Mostra de Cultura Popular do Oeste do Pará”, com apresentação dos grupos: Corpo de Dança Juruti - CDJ (Juruti), Cordão de Pássaro Paxã (Santarém), Dança do Jaraqui (Óbidos), Boi Estrela de Ouro (Alenquer), Grupo de Músicos Encanto do Quilombo (Oriximiná) e Cordão de Pássaro Garcinha (Óbidos).