Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Fundação Cultural do Pará encerra segundo módulo do projeto “Choro do Pará”

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/06/2015 09h52

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Casa das Artes (antigo IAP), oferece o projeto “Choro do Pará”, uma iniciativa da Gerência de Linguagem Sonora, que pertence à Diretoria de Interação Cultural. O projeto será encerrado neste sábado, 20, com uma roda de choro e o bate papo com os mestres do Choro, Siqueira e Josimar Monteiro.

Durante duas das três horas de duração do encontro, quatro salas diferentes abrigam quatro oficinas simultaneamente: de violão de 6 e 7 cordas, com Diego Leite; de Cavaquinho, com Carlos Meireles; de Instrumentos solo (sopro, sax, bandolim, por exemplo), com Claude Lago; e de Percussão (pandeiro, ganzá, surdo, entre outros), com Emílio Mininéa. Na última hora, todas as turmas se reúnem para um final apoteótico, com muita música.

Quanto aos alunos, Paulo Moura, coordenador do projeto, conta: “tem gente que vem da UFPA, do curso de música, da Uepa, do Carlos Gomes. Gente que gosta de rock, gente que não toca há muito tempo e gente que está começando. Temos um aluno de mais de 60 anos”.

Para participar das oficinas é importante ser iniciado em um desses instrumentos: violão de 6 e 7 cordas, cavaquinho, bandolim, flauta, saxofone, clarineta e qualquer tipo de percussão. Ao final do período de oficinas, o grupo de alunos e professores se apresentará no Teatro Margarida Schivasappa, dia 24 de Junho, às 20h, com entrada franca.

História do Projeto

Em 2005, o gerente de música do antigo IAP, Jaime Bibas, trouxe a Belém – sabendo da vocação da cidade em relação ao chorinho – três membros do Instituto Jacob do Bandolim, que detém toda a obra do artista: um cavaquinista, um bandolinista e um violonista, para ministrar um workshop, que foi um sucesso.

“No ano seguinte, o Jaime me chamou pra formatar um laboratório cuja proposta seria formar novos grupos regionais. Então, formatamos, com Yuri Guedelha, (Emílio) Mininéia e Carlos 'Bochecha' Meireles. Já no final dessa primeira experiência realizamos nosso primeiro concerto aqui na Casa das Artes. E dessa primeira edição saíram os grupos 'Charme do Choro' e 'Corda Solta' e no seguinte o 'Chorando pra cachorro'", explica o gerente de linguagem sonora, Paulo Moura.

Em seguida, o projeto foi levado para a Fundação Cultural do Pará (antiga Fundação Tancredo Neves) sob a tutela de Moura. Com a unificação das instituições de cultura, em 2015 o projeto volta para a Casa das Artes, onde tudo começou.

Serviço:
Encerramento do projeto “Choro do Pará” - com Mestre Siqueira e Josimar Monteiro
Bate-papo: 19/06 (sexta), às 19h30;
Roda de Choro: 20/06 (sábado), às 19h30;
Onde: Casa das Artes (Praça Justo Chermont – ao lado da Basílica de Nazaré)
Aberto ao Público