Galeria Theodoro Braga recebe exposição coletiva “De Vagar” com artistas paraenses
A Fundação Cultural do Pará, por meio da Galeria Theodoro Braga, abriu para visitação desde ontem, 7, a exposição coletiva “De Vagar”, com curadoria de Rodrigo Barata e Adan Costa, e a participação de dez artistas regionais: John Fletcher, Danielle Fonseca, Janduari Simões, Carla Evanovitch, Igor Felipe, Ana Mokarzel, Paula Giordano, Keyla Sobral, Melissa Barbery e César Elias. A mostra fica exposta até dia 31 desse mês.
“Nós fomos convidados pela Eliane, uma das técnicas da galeria, pra fazer essa mobilização. Boa parte dessa obras já existia, algumas faziam parte de outras exposições, outras jamais foram expostas”, explica Adan Costa, co-curador e responsável pela expografia – profissional que define como as obras serão apresentadas.
Sobre o processo de curadoria o co-curador Rodrigo Barata explica: “A idéia era ‘vamos fazer uma coletiva!’, e escolhemos artistas os quais a priori conhecemos a obra e temos um acesso maior pra dizer: ‘olha, estamos indo na tua casa, vamos fazer essa investigação juntos?’.
A seleção de fotografias, vídeos e instalações tem como fio condutor os temas memória, silêncio e cartografias íntimas, e se propõe a levar o visitante por um caminho emocional de lembranças de cada artista, pois conta trechos das histórias de vida de cada um deles.
“A minha obra exposta nessa mostra é uma caixa de correspondência dentro d’água, ela faz parte de uma série de fotografias que venho fazendo com essa mesma caixa desde 2002, de preferência onde tenha um farol. A idéia – baseada em uma obra da Virginia Wolf – é mandar cartas para um faroleiro, alguém que está isolado de todo contato humano”, conta Danielle Fonseca, artista visual contemplada na coletiva.
A Galeria Theodoro Braga divulga anualmente edital próprio que seleciona artistas nascidos no Pará ou que estejam produzindo no Estado há pelo menos dois anos. Os artistas selecionados nesse edital promovem exposições que ocupam o espaço durante aproximadamente seis meses, e nos demais meses a galeria abre seus espaços para artistas de outros estados e outros países, permitindo dessa forma que as exposições sejam mais diversificadas. Essa proposta de sortir as mostras passa pelo objetivo do “Projeto GTB”.
Serviço: A Galeria Theodoro Braga fica no subsolo do edifício sede da Fundação Cultural do Pará, à Av. Gentil Bittencourt, 650, e funciona de segunda a sexta, de 9h às 19h. Entrada franca.