Biblioteca pública de São Miguel do Guamá é modernizada
A Fundação Cultural do Pará (FCP) promove até sexta-feira, 31, a oficina de Organização e Automação de Biblioteca (Biblivre) como forma de capacitação dos servidores da Biblioteca Pública Roberto Marinho, localizada em São Miguel do Guamá. A atividade faz parte do processo de modernização do espaço, realizado ao longo do primeiro semestre de 2015 por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.
A biblioteca está vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e nesta etapa de modernização do espaço, a capacitação desenvolve a habilidade de organização do acervo, a partir da análise e verificação dos livros, inclusive quanto a sua atualização, e suas condições físicas, como explica a técnica em Gestão Cultural da FCP, Marinilde Barbosa. "É nesse processo que verificamos se os exemplares apresentam alguma contaminação por agentes biológicos (cupins e traças) e também quando eles passam por assepsia”.
Neste primeiro semestre, a FCP registrou um avanço na reativação de espaços públicos de leitura que estavam fechados. Os municípios de Primavera, Nova Esperança do Piriá e Muaná são apenas alguns exemplos. “Já quanto à modernização dos espaços ativos estamos no quarto município, começando por Rondon do Pará, seguindo para Acará, Bonito e, agora, São Miguel do Guamá, em parceria com a prefeitura municipal”, completa a técnica.
A Diretoria de Leitura e Informação (DLI) da Fundação Cultural do Pará também fará a doação de 500 livros para o acervo da biblioteca, tendo em vista que a difusão da leitura, em especial nas bibliotecas públicas, é sua principal missão.