Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Projeto de experimentação reúne artistas em atelier na Casa das Artes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/08/2015 17h17

Um atelier aberto. Isso é o que propõe a Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Casa das Artes. A partir de terça-feira (4), começa o projeto Laboratórios Permanentes de Criação e Experimentação, que visa atender ao público de artistas iniciantes ou já experientes, que tenham interesse em desenvolver trabalhos em um espaço de troca continuada e amadurecimento das produções, em formato de atelier com livre acesso.

O lançamento do projeto conta com o laboratório piloto “O Corpo como Objeto de Arte – Desenho com Modelo Vivo e Artes em Cena”, ministrado pela artista Renata Maués, que tem passagem pela segunda vez na Casa das Artes, após sucesso da oficina “Atelier Desenho com Modelo Vivo”, ministrada nos meses de junho e julho deste ano, de forma inédita, em Belém.

A oficina apresenta ao participante a possibilidade de trabalhar a partir de dinâmicas que envolvem o corpo cênico, o movimento, a dança e o desenho, e seguir por essas vertentes criando conexões. “Foi tudo pensado para compor um universo que chama as pessoas para entrar nessa questão do modelo vivo, e principalmente pensar e discutir, não apenas desenhar”, explica Renata Maués.

A principal proposta do laboratório é promover a frequência do espaço da Casa das Artes no qual se possa discutir, ensinar, experimentar, compartilhar e enriquecer o repertório daqueles que vêm participar do projeto, que tem também como objetivo contemplar experimentações que transitem entre as diversas linguagens artísticas.

Com a regularidade de uma vez por semana, e duração de um semestre, cada laboratório terá a duração de 16 encontros, e esses terão acompanhamento de um ministrante, responsável por assessorar no uso da infraestrutura, pelas propostas de atividades e pela mediação entre os participantes e o desenvolvimento dos trabalhos.

Os laboratórios contam ainda com a participação de artistas convidados, que a partir de suas trajetórias, compartilham técnicas, referências e experiências, a fim de ampliar a gama de possibilidades de desenvolvimento da produção individual e do grupo de participantes.

Serviço: Laboratório Permanente de Criação e Experimentação apresenta “O corpo como objeto de arte – Desenho com modelo vivo e artes em cena”. Todas as terças- feiras, a partir de 4 de agosto, das 18h30 às 21h30, na Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré). Inscrições: [email protected]. Mais Informações: (91) 4006-2900.