Festival do Teatro Brasileiro começa nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira, 7, inicia em Belém a programação do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Paraibana. A Fundação Cultural do Pará (FCP) participa desta abertura com dois espetáculos: “Flor de Macambira”, no Núcleo de Oficinas Curro Velho, e “Como nasce um Cabra da Peste”, no Teatro Margarida Schivasappa. Também inicia nesta sexta-feira, 7, a Residência Artística “Ação do Ator na Cena Randômica”, com o Galharufas Companhia de Teatro, a partir das 17h, na Sala de Ensaio Guilherme Coutinho, do Teatro Margarida Schivassapa.
O espetáculo “Flor de Macambira” terá única apresentação, às 18h30, no Curro Velho. O enredo é uma verdadeira festa popular com música, comicidade, cor e teatralidade que conta a história da jovem Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira. Tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto, e o triunvirato do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro enganador vão sendo apresentados, quadro a quadro, no espetáculo.
O espetáculo “Como nasce um Cabra da Peste” será apresentado sexta e sábado, às 20h, no Margarida Schivasappa. Centrada nos preparativos e procedimentos populares para o nascimento de uma criança no sertão nordestino, o texto de Altimar Pimentel, baseado na obra etnográfica de Mario Souto Maior, faz um apanhado das crendices, superstições, costumes e medicinas mágicas empregadas em tais situações no interior do Brasil rural. O espetáculo transportar para o palco essas situações e abordagem cômicas, o faz de maneira comovente, humana e respeitosa para com o homem do interior e sua cultura.
Já a residência artística, com o Galharufas, ocorre ao longo de duas semanas, na sala de ensaios do Margarida Schivasappa, com inscrições já realizadas previamente no site do festival. A programação irá proporcionar aos participantes vivenciar junto com os atores a experiência do método de preparação do corpo cênico para o espetáculo “Mercedes” – que também será apresentado durante o festival -, dialogando com jogos teatrais, improvisação, musicalidade, ritmo e projeção de corpo e voz.
A programação completa do Festival e inscrições pode ser encontrada através do site: www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/para. Toda a programação é gratuita.