Apresentações do Festival do Teatro Brasileiro acontecem em diferentes espaços culturais de Belém
Os cenários já são conhecidos do público paraense. Teatro Margarida Schivasappa, Teatro Experimental Waldemar Henrique, Núcleo de Oficinas Curro Velho e Auditório da Casa das Artes. E agora eles fazem parte do Festival do Teatro Brasileiro que iniciou na última sexta-feira, 7, com a apresentação dos espetáculos “Como nasce um cabra da peste”, “Esparrela” , “Mercedes” e “Flor de Macambira”. Todos com grande sucesso de público. A Fundação Cultural do Pará (FCP), ao lado da Estação das Docas, Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Governo do Estado, é uma das instituições que está apoiando o Festival.
No Teatro Margarida Schivasappa, a primeira apresentação do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Paraibana, teve como espetáculo “Como nasce um cabra da peste”, da Agitada Gang – Trupe de Atores e Palhaços da Paraíba. A peça se passa durante os preparativos populares para o nascimento de uma criança no sertão nordestino. O texto de Altimar Pimentel, baseado na obra de Mario Souto Maior, faz um apanhado das crendices, superstições, costumes e medicinas mágicas empregadas em tais situações no interior do Brasil rural. O espetáculo transporta para o palco essas situações com uma abordagem cômica, e o faz de maneira comovente, humana e respeitosa para com o homem do interior e sua cultura.
Segundo Sérgio Bacelar, idealizador e coordenador do Festival, o projeto está em sua 17ª edição, e nessas quase duas décadas já se dedicou a levar pelo Brasil cenas de muitos Estados brasileiros, como a Bahia, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. “Essa é a primeira vez que o Festival vem para o Pará, o segundo Estado da região norte que visitamos – o primeiro foi o Acre. Estamos muito felizes com a receptividade do público paraense nessa primeira semana do evento, e esperamos sair daqui com a perspectiva de promover nas próximas edições do Festival uma cena paraense”, completa Bacelar.
Serviço: O Festival do Teatro Brasileiro vai até o próximo sábado, 15, e apresenta espetáculos em Belém e Marabá, com entrada franca. A programação completa está disponível no site www.17.festivaldoteatrobrasileiro.com.br.