Fundação Cultural do Pará passará por obras de recuperação e revitalização
O prédio que abriga a Fundação Cultural do Pará (FCP), na avenida Gentil Bittencourt, 650, passará por obras que vão alcançar os novos conceitos estéticos, as exigências de qualidade de atendimento aos usuários e as normas de conforto, funcionalidade e segurança. Para recuperação e revitalização, a instituição lançou edital para empresas concorrerem publicamente oferecendo o melhor valor de manutenção. Enquanto isso, o atendimento aos leitores e pesquisadores será mantido.
De acordo com a presidente da FCP, Dina Oliveira, desde sua inauguração a edificação passou por inúmeras reformas, por adaptações de ambientes e revisão de instalações. “A revitalização dos espaços vai ocorrer por etapas, e o terceiro andar, onde ficam localizadas a Fonoteca, a Microfilmagem e outras seções, será o primeiro a receber a reforma, pois é o que menos tem demanda de público”, explica a presidente.
“A área da biblioteca que tem uma procura maior, que fica no segundo andar, receberá a reforma com um tempo menor, pois já passou gradualmente por revitalizações. Reduzir um pouco a demanda do acesso do público nos espaços para essas ações é vital para a boa qualidade no atendimento, que não será interrompido”, acrescenta Dina Oliveira.
A Biblioteca Arthur Viana, por ter um dos mais raros acervos bibliográficos da Amazônia, receberá a revitalização com a aplicação de um novo layout, criação de novos espaços e redimensionamento de ambientes. Além de melhora no conforto térmico dos espaços que garantirá maior funcionalidade e qualidade dos serviços oferecidos aos usuários.
Na cobertura da FCP haverá a substituição de parte da estrutura de madeira que se encontra danificada e organização dos compressores de climatização, confecção de bancada metálica, redimensionamento e readequação do sistema elétrico das máquinas. Que vai trazer mais segurança na prestação dos serviços a sociedade.
O Edital lançado estará aberto até o dia 13 de setembro, e tem como objetivo a contratação de uma empresa para a execução de serviços de obras de reforma e adequação das instalações do segundo e terceiro andar e cobertura da sede da FCP, conforme especificações do Projeto Básico (Especificações Técnica e Memorial Descritivo). A empresa que ganhar a licitação tem o prazo de 8 meses para execução da obra.
Serviço: Edital completo e documentação no site da FCP: www.fcp.pa.gov.br. Aberto até 13 de setembro de 2015. Informações: (91) 3202-4309.