Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Projeto Choro do Pará abre inscrições para o terceiro módulo de oficinas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/08/2015 13h10

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Casa das Artes, abre nesta segunda-feira, 17, as inscrições para o terceiro módulo de oficinas do Choro do Pará, na própria Casa das Artes. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 29. As oficinas serão realizadas no período de 21 de agosto e 26 de setembro, no horário de 16h as 19h, sempre às sextas e aos sábados, na Casa das Artes.

As oficinas que serão oferecidas são as seguintes: violão de seis e sete cordas (com o violonista e maestro Diego Leite); percussão (com o percussionista Emílio Meninéia); cavaquinho (com o cavaquinista Carlos Meireles, também conhecido como Buchecha) e instrumentos solo (bandolim e sopro) com o músico Claude Lago. Para as duas primeiras oficinas serão disponibilizadas 20 vagas, e para as duas últimas, apenas 15 vagas.

De acordo com Paulo Moura, gerente de linguagem sonora da Fundação Cultural do Pará, todo novo módulo do projeto é composto basicamente por 60% de alunos antigos – aqueles que já frequentaram o curso em algum momento – e 40% de alunos novos. “Temos vários alunos que são graduandos do curso de música da Uepa ou da UFPA, e que precisam se afastar do Choro por conta de outras atividades. Mas assim que eles têm uma oportunidade voltam pro grupo”, explica Moura.

Segundo Emílio Meninéia, instrutor da oficina de percussão, a oficina vem de encontro a um anseio que muitos músicos têm de aprender a executar obras do choro, samba e baião, entre outros. “A oficina é um grande laboratório, uma troca, uma janela que se abre para que aconteçam todos esses encontros musicais”, conclui Mininéia.

Os interessados devem ser iniciados musicalmente e possuir instrumento. A carga horária do curso é de 36 horas. As inscrições vão até o dia 29 de agosto de 2015 e são gratuitas.

Orquestra – O projeto existe há quase 10 anos e tem uma Orquestra de Choro do Pará formado por mais de 70 músicos entre iniciantes e profissionais. O Choro do Pará já formou novos grupos de Choro na capital paraense.

Serviço: As inscrições podem ser feitas de 17 a 29 de agosto pelo email casadasartes.fcp@gmail.com, pelo telefone 4006.2929 ou diretamente da Casa das Artes, na que fica na praça Justo Chermont, nº 236, ao lado da Basílica.