Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OFICINAS 2015

Casa da Linguagem recepciona novos alunos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/08/2015 15h26

A Fundação Cultural do Pará (FCP) deu início, nesta segunda-feira, 17, às oficinas da Casa da Linguagem e do Curro Velho promovendo uma grande recepção aos alunos. A programação foi dividida em dois momentos - pela manhã e tarde - em que a equipe da Casa da Linguagem, em parceria com a Biblioteca Arthur Vianna, mostrou aos antigos e novos alunos um pouco das atividades oferecidas à comunidade nos mais diversos espaços mantidos pela Fundação: Curro Velho, Casa das Artes, Casa da Linguagem e Bibliotecas.

Após a exibição dos vídeos com o trabalho da FCP, os alunos acompanharam uma contação de história com a integrante do Movimento de Contadores de História da Amazônia, Ana Cunha, mostrando a diversidade das linguagens artísticas.

Para a coordenadora de literatura e expressão de identidade da Fundação Cultural, Elaine Oliveira, esse momento de boas vindas é importante porque permite aos novos e antigos alunos terem uma dimensão do trabalho da instituição e de que forma acessar esses serviços. “A recepção dos alunos é uma prática no início de todas as oficinas. Geralmente oferecemos uma atividade lúdica para sensibilizá-los sobre a leitura, já que o foco aqui é esse”, explica Elaine Oliveira.

Ela também destaca a importância do trabalho da Casa da Linguagem na formação dos alunos, principalmente com a aproximação dos processos seletivos. “O vestibular hoje pede um aluno mais informado e consciente. Participar das oficinas ajuda-os em sua formação como um todo, inclusive como cidadãos. Na Casa da Linguagem eles tem a oportunidade de se atualizar em relação à arte e à cultura, de forma a ampliarem sua visão de mundo”, destaca Elaine Oliveira.

O estudante Marvin Garcia, 17 anos, que pela primeira vez participará de uma oficina, gostou da recepção "Eu particularmente não esperava essa recepção. Os oficineiros e toda equipe parecem ser bem extrovertidos, o que ajuda muito a prender a atenção dos alunos”, diz ele, que se inscreveu na oficina de produção de texto com o intuito de se preparar para as provas do Enem, em outubro.

Outra aluna que também recebeu as boas vindas da Casa da Linguagem foi Erika Souza, 14 anos, que já é assídua das oficinas do Curro Velho e da Casa da Linguagem. “A equipe é sempre muito receptiva, e acho que por isso quem vem pela primeira vez sempre acaba voltando. Foi o meu caso”, ressalta a estudante, que cursará a oficina de dança de salão.

Ana Cunha, que há 12 anos trabalha com contação de histórias, diz que as reações de crianças e adultos durante a dinâmica de boa vindas são sempre positivas. “Minha apresentação serviu para mostrar uma das variações da palavra, já que o trabalho aqui parte disso, seja na música, na leitura ou na interpretação”, explicou.

Para quem quer participar dos cursos na Casa da Linguagem, as inscrições continuam abertas até esta quarta-feira, 19, mas apenas para as oficinas de Desenho de Personagem e Artes Visuais para Crianças. A Casa da Linguagem fica na Avenida Nazaré, nº 31. Vale ressaltar que os alunos da rede pública de ensino e de infocentros não pagam para se inscrever. Basta que apresentem a declaração de matrícula. Os demais pagam uma taxa de R$ 20,00.