Cine Líbero Luxardo estreia projeto Clássica com exibição de 'O Sétimo Selo'
O Cine Líbero Luxardo, do Centur, exibe a partir desta quarta-feira (19) o filme “O Sétimo Selo”, de Ingmar Bergman, em versão restaurada, na estreia do projeto Clássica, que tem apoio da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA). A obra será apresentada até o dia 23, sempre às 20h, e entre os dias 26 e 30, às 18h. O projeto Plateia permanece, com entrada franca para estudantes dia 26. Para as demais sessões, o ingresso custa R$ 10, com meia-entrada.
“O Sétimo Selo” se passa na Idade Média. Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra seu país devastado pela peste negra. A fé em Deus é sensivelmente abalada, e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Para ganhar tempo, o soldado a convida para um jogo de xadrez, que decidirá se ele parte com a Morte ou não.
O 17º longa-metragem de Bergman – de um total de 40 – foi totalmente restaurado e convertido para o DCP, padrão digital de alta definição, mantendo o formato original concebido pelo mestre sueco, o clássico 1:37. O projeto Clássica é uma ação do Cine Líbero Luxardo, com apoio da ACCPA, e tem como objetivo exibir, uma vez ao mês, um filme clássico do cinema mundial.
Segundo o gerente do espaço, Paulo Barreto, a equipe da sala tomou conhecimento do projeto da FJ Cines e Zeta Filmes e decidiu trazer para exibição cópias restauradas em digital dos clássicos do cinema internacional. “Tomamos a iniciativa de fazer o mesmo no Líbero, e nos próximos meses vamos exibir obras de Federico Fellini, Pier Paolo Pasolini e Werner Herzog”, antecipa. O próximo título a ser exibido é o italiano “La Doce Vita”, de Federico Fellini, no dia 2 de setembro, às 20h.
Serviço: o Cine Líbero Luxardo fica no andar térreo do prédio sede da Fundação Cultural do Para, na Avenida Gentil Bittencourt, 650, em Nazaré. Mais informações pelos telefones 3202-4321 e 3202-4322. Ingressos: R$ 10, com meia-entrada.
Ficha técnica
Título original: Det sjunde inseglet
Direção: Ingmar Bergman
Gênero: Drama
Ano: 1957
País: Suécia
Duração: 96 minutos
Classificação: 14 anos