Escritores participam do projeto “Primeiras Leituras” na Casa da Linguagem
A Fundação Cultural do Pará por meio da Casa da Linguagem promove nesta quinta-feira, 20, a partir das 16h30, o projeto “Primeiras Leituras” que terá como convidado o poeta e escritor Paulo Nunes e a escritora Nathália Cruz.
Segundo a coordenadora de literatura e expressão de identidade da FCP, Elaine Oliveira, o objetivo do projeto é divulgar as obras de autores representativos da Literatura Brasileira e Paraense para que os alunos que frequentam a Casa da Linguagem tenham contato com esse autor. “A ideia é formar leitores de poetas, de narradores, de autores que são importantes para a formação cultural desses alunos”, comenta.
Elaine Oliveira ressalta que o aluno que participa das Oficinas de Linguagem Verbal na Casa da Linguagem é o público a ser conquistado pelo “Primeiras Leituras”. “Por exemplo, o aluno vem para oficina regular de redação, produção de texto e no mesmo dia, ele vai para o auditório para ter contato com autor e a leitura. Haverá leitura de poema entre outras atividades”, pontua.
Atrações - O primeiro convidado será o poeta e escritor paraense Paulo Nunes, que tem uma relação com a Casa da Linguagem, onde foi professor na instituição e escreve para crianças e jovens. “Paulo Nunes tem uma relação muito afetiva com a Casa de Linguagem e tem um trabalho voltado para a educação. A ideia é homenagear o escritor e o educador Paulo Nunes”, acrescenta Elaine Oliveira.
A escritora Nathália Cruz será a mediadora desse bate-papo com o escritor Paulo Nunes. “É de suma importância este encontro, e a expectativa é a melhor possível, mais positiva e espero que haja um grande público (de preferência estudantes acadêmicos, professores), que tenham interesse de conhecer a obra do nosso poeta e escritor Paulo Nunes”, explicou a escritora.
O projeto “Primeiras Leituras” também enfatiza os dois lados da Literatura Brasileira, onde o escritor mostrará todo um trabalho onde possa interagir com o adulto, o jovem ou a criança. “Meu poema voltado para o público mais adulto é cerimonioso, pensado às vezes, mas nunca me esqueço de trabalhar ludicamente a palavra. O texto pra crianças e jovens é mais dinâmico, oralizado, cheio de vozes de meus ancestrais da Amazônia e do mundo”, ressaltou o poeta, Paulo Nunes.
O poeta ficou feliz pelo convite. “Ser lembrado pela Casa da Linguagem significa muito pra mim. A casa é um espaço mítico, lá convivi com Max Martins e Maria Lúcia Medeiros, onde aprendi muito com esses dois mestres, e feliz por ver um livro como o ‘De Beija Flores e de Chuva’, um estudo da mitopoética a ser lançado sobre meu trabalho. Poucos escritores vivos, antes dos 60 anos têm este privilégio”, comemora o escritor Paulo Nunes.
Após o bate-papo com o escritor Paulo Nunes, será realizado uma sessão de autógrafos do livro “De Beija Flores e de Chuva: traços de uma mitopoética em Paulo Nunes” da escritora Nathália Cruz.
Serviço: Projeto “Primeiras Leituras” da Casa da Linguagem
Data: 20.08.15 (Quinta-feira)
Hora: 16h30
Local: Casa da Linguagem – Avenida Nazaré, n° 31 (esquina com avenida Assis de Vasconcelos)