Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSERVAÇÃO

Fundação Cultural do Pará conclui oficinas de manutenção de livros

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/08/2015 18h09

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Biblioteca Arthur Vianna, ofereceu durante o mês de agosto três oficinas: duas de Capacitação em Higienização de Livros e uma de Restauro de Livros. A primeira teve duração de duas semanas, e a segunda, de um mês.

Em duas semanas, ou seja, após 10 dias de trabalho, as duas turmas da oficina de Capacitação em Higienização de Livros conseguiu higienizar 278 volumes, ou seja, mais de 52 mil páginas se tornaram disponíveis para os quase 3.000 usuários da Biblioteca Pública Arthur Vianna.

E não são quaisquer livros. Trata-se do acervo pessoal do escritor mocorongo Ildefonso Guimarães, que também ocupou a cadeira nº 5 da Academia Paraense de Letras. O Autor é natural de Santarém, embora tenha passado a maior parte de sua vida em Óbidos, cidade que era a principal inspiração de suas crônicas, romances e contos. Trabalhou como jornalista, venceu vários concursos literários nacionais e faleceu em 2004 aos 85 anos. Logo após a família doou seu acervo para a BPAV.   

“Gostei muito de poder manusear os livros, ler as dedicatórias, ver a relação que Idelfonso tinha com os autores e as obras que ele possuía”, confessa Luciana Di Paula, aluna da oficina.

Segundo a titular da Diretoria de Leitura e Informação, Giselle Arouck, as duas oficinas estão no quadro de ações permanentes da BPAV, dada a importância do trabalho realizado durantes as mesmas.

A estudante Helen Pantoja, aluna do curso de Bibioteconomia da UFPA e da oficina de Capacitação em Higienização de Livros, mudou o conceito que tinha sobre o assunto. “Hoje entendo como funciona o processo de limpeza e a importância dele pra manutenção do acervo”, conclui.

Para concluir a cerimônia de entrega dos certificados da oficina, a coordenadora da BPAV, Ruth Selma dos Santos, agradeceu e completou: “Esse acervo está aqui há algum tempo e ninguém podia manusear porque estava faltando higienizar, por isso agradecemos muito à equipe da oficina. Aqui é uma via de mão dupla, vocês aprendem a técnica de higienização e nós disponibilizamos as obras para o usuário. A BPAV é uma biblioteca completa, com todos os departamentos que uma biblioteca deve ter”, conclui.