Susipe capacita agentes penitenciários em Mocajuba
Os servidores do Centro de Recuperação Regional de Mocajuba (CRRMOC), no nordeste do Estado, participam do curso de formação continuada para agentes penitenciários. A capacitação, que iniciou no último dia 17 e seguirá até o dia 2 de setembro, tem o objetivo de melhorar o desempenho funcional para que cada servidor desenvolva seu trabalho de forma mais humanizada, além da padronização de procedimentos operacionais.
Ao todo, cerca de 60 servidores devem ser beneficiados com o curso no CRRMOC. O curso é realizado pela Superintendência do Sistema penitenciário do Estado (Susipe), através da Escola de Administração Penitenciária (EAP). O programa tem como meta capacitar cerca de mil agentes prisionais em todo o Estado, em 2015.
No curso, os alunos aprendem sobre direitos humanos, relações interpessoais, procedimento de uso de algema, primeira intervenção em situação de crise, procedimento de custódia e saúde e qualidade de vida. Quem ministra as aulas são servidores da Susipe qualificados e cadastrados no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP).
Nesta terça-feira, 25, o agente penitenciário Rodman Santos, foi quem ensinou os procedimentos para a primeira intervenção em situação de crise. “Nessa aula, eu ensino os três passos aos agentes que são: conter, isolar e negociar. Esse último é preciso deixar bem claro que só cabe à Polícia. Isso contribui para uma maior segurança dos agentes. Eu sempre digo que essas aulas, na verdade são reuniões de trabalho, porque nós debatemos, trocamos experiências, fazemos avaliação do nosso trabalho. As turmas aqui em Mocajuba têm sido muito assíduas e interessada em tudo”, contou o professor.
Para Israel Oliveira Barbosa, agente penitenciário há sete anos e há três como vice-diretor o curso chegou em boa hora. “Essas aulas são importantes para uma reciclagem do nosso trabalho. Saber o que funciona e o que não funciona, conhecer novos protocolos e procedimentos e dessa forma dar mais fluidez e eficiência ao nosso trabalho”, destacou Israel Barbosa.
Mocajuba é o 6º município do interior paraense a receber a capacitação. O curso também já foi ministrado em Marabá, Tomé-Açu, Breves, Redenção e Altamira, além de ocorrer continuamente na Região Metropolitana de Belém. A formação continuada também será realizada nos municípios de Paragominas e Abaetetuba.
Para a gerente da EAP, Soliane Guimarães, a formação é necessária para a padronização das rotinas operacionais nas casas penais e reciclagem dos servidores. “O curso em Mocajuba teve a participação de 100% dos servidores. Foi o empenho da direção da unidade em motivar os agentes para participar da formação e mostrar a importância da capacitação, que com certeza trará um diferencial para a casa penal”, avaliou Soliane Guimarães.
Somente neste ano a EAP já realizou 15 cursos, beneficiando mais de 700 servidores. Entre os programas realizados estão o curso de direção evasiva e preventiva, a capacitação para servidores da Unidade Materno Infantil (UMI), curso de fortalecimento da identidade feminina, voltado para agentes do Centro de Recuperação Feminino (CRF) e a capacitação para assistentes administrativos.