Oficina de chorinho traz saxofonista Humberto Araújo novamente a Belém
A Fundação Cultural do Pará promove até o próximo sábado, 5, a oficina “Chora Mundo”, com o saxofonista, flautista e arranjador Humberto Araujo. A programação, voltada para músicos que desejam aperfeiçoar suas habilidades com instrumentos de sopro, será realizada na Casa das Artes e contará com uma grande roda de choro, aberta ao público em geral, na Praça do Carmo, da Cidade Velha, marcando o encerramento das atividades.
Segundo Humberto Araújo, a oficina trata basicamente do choro, desde o seu surgimento, em meados do século XVIII, até o inicio do século XX. "Começamos pela musicalidade das quadrilhas até chegar ao início do gênero propriamente dito, passando por vários momentos históricos até os dias atuais, ressaltando a influência da bossa nova e dos novos ritmos, incluindo o carimbó. O choro constitui a mais autêntica música instrumental brasileira, é o ‘jazz’ do Brasil, é onde a gente improvisa e fica à vontade para ser mais brasileiro”, explica o saxofonista.
O músico conta, ainda, que é sempre bom estar no Pará, segundo ele uma das culturas mais musicais do mundo. “Tocar com vários artistas paraenses é maravilhoso. Eu sou um bom contribuidor da música paraense, sou o estrangeiro que mais trabalhou aqui na região, em parceria com artistas como Nilson Chaves, entre outros. É uma maravilha poder voltar aqui e sempre transitar na cultura paraense”, completa saxofonista.
Para o aluno Gabriel Souza, que participa da oficina, é importante contar com a colaboração de profissionais com reconhecida experiência e que passem segurança para quem está começando. ‘’Ter o Humberto administrando essa oficina é um orgulho para todos nós. E saber que o chorinho só existe aqui e no Rio de Janeiro ajuda a enriquecer a nossa cultura e nos incentiva a ir além do que já sabemos."
O saxofonista já esteve diversas vezes em Belém, para tocar e gravar com artistas locais como Almirzinho Gabriel, Paulo Barata e Nilson Chaves, entre outros. Mas, essa é sua primeira experiência ministrando uma oficina. Humberto Araújo foi produtor musical do CD "Estação Melodia", de Luis Melodia, que concorreu ao Grammy Latino em 2012.