Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIÁLOGOS INTERMITENTES

Projeto capacita profissionais no enfrentameto da violência entre crianças e adolescentes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/09/2015 15h16

O projeto “Diálogos Intermitentes”, realizado pelo Núcleo Psicossocial da Fundação Cultural do Pará, realiza nesta quarta e quinta-feira, 09 e 10 de setembro, o seu primeiro módulo, intitulado “Enfrentamento de Violências entre crianças e adolescentes”. O encontro foi pensado para estimular a discussão entre técnicos e instrutores dos diversos espaços da Fundação Cultural do Pará acerca da importância de se compreender o universo infanto-juvenil e suas questões mais atuais, como a violência e suas várias expressões; os transtornos mentais; o autismo; a síndrome de down e outras especialidades que acabam fazendo parte da diversidade de situações onde estes atuam.

“A inclusão social desses sujeitos tem sido fortemente discutida atualmente, alinhada à constante busca pelo cumprimento das leis que garantem uma participação efetiva deles na sociedade. O exercício de seus direitos sociais, tais como educação, trabalho, acesso à justiça e constituição familiar independente, são fragilizados, muitas vezes, pela dificuldade de ser inserido sem estigma e preconceito”, destaca assistente social Daniella Castilho.

Na área da violência, por exemplo, estudos evidenciam que as várias formas de violência podem trazer danos à saúde física e mental de crianças e adolescentes. No Brasil, entre 2009 e 2013, foram registrados pelo setor de saúde mais de 60 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos (SUS, 2014). “O enfrentamento dessas formas de violência envolve esforços multidisciplinares, intersetoriais, interinstitucionais e multiprofissionais”, considera a profissional.

Capcitação - A Fundação Cultural do Pará, que oferece oficinas e atividades para este público, acabou entendendo que a capacitação de seus profissionais é uma ação estratégica e fundamental para que estes tenham instrumentos eficazes para o enfrentamento dessa dura e, muitas vezes, cruel realidade. O principal objetivo, portanto, desta capacitação é sensibilizar os participantes para reconhecer comportamentos e/ou sintomas apresentados no decorrer das oficinas e que podem estar ligados a situações de violência e de violação de direitos.

“Além da identificação, será abordado o acolhimento e os encaminhamentos adequados junto ao Núcleo Psicoossocial da Instituição. A formação também busca apresentar como estas temáticas se apresentam geralmente de forma diversa entre homens e mulheres e como isto está relacionado, dentre outras questões, às construções de gênero e a questão da sexualidade”, destaca Daniella Castilho. A capacitação está prevista para os dias 9 e 10, com turmas no período da manhã e da tarde, de forma gratuita. Ao final, serão emitidos certificados aos participantes que completarem a capacitação.

Serviço:

Projeto “Diálogos Intermitentes” apresenta: “Enfrentamento de Violências entre crianças e adolescentes”.

Aulas: Dias 9 e 10/09; Turma 1, de 9h às 12h; Turma 2, de 14h às 17h.

Local: Teatro do Curro Velho (Rua Professor Nelson Ribeiro, 278, próximo à Pedro Álvares Cabral – Telégrafo).

Público: Técnicos e Instrutores da FCP (25 Vagas)

Atividade gratuita.