Memória do teatro paraense é tema do projeto “Saber da Fonte”
O ator, pesquisador e historiador Dênis Bezerra apresenta sua pesquisa “Memórias Cênicas: poéticas teatrais em Belém”. O bate-papo faz parte do projeto “Saber da Fonte”, realizado pela Fundação Cultural do Pará, na Casa das Artes, amanhã, 16, às 19h, com entrada franca. O objetivo do projeto é promover encontros mensais para divulgar pesquisas sobre arte e cultura com a intenção de contribuir para a formação de artistas e ampliar a compreensão sobre a constituição sócio-cultural amazônica.
A pesquisa apresentada por Dênis Bezerra é parte da construção do livro “Memórias Cênicas: poéticas teatrais em Belém”, que fala sobre a história do teatro paraense, discutindo as diversas expressões em torno da cena local. "Elaborei um projeto para a seleção do Mestrado, em 2007, ao mesmo tempo em que finalizava minha graduação em Letras e o técnico em ator. E durante as leituras e pesquisas anteriores, percebi que havia lacunas na historiografia do teatro paraense, principalmente de grupos que estão no imaginário de artistas e pessoas da cidade, responsáveis pelas artes cênicas em nosso estado, na segunda metade do século 20”, conta.
Dessas lacunas nasceu a vontade de investigar, a partir dos estudos da memória, da metodologia da história oral, da entrevista com artistas, professores e intelectuais envolvidos com os saberes teatrais em Belém. “A cada conversa, cada encontro com essas pessoas/informantes eu fui aprendendo sobre a história do nosso teatro, e querendo saber como seus fazeres ligavam-se às discussões sobre o teatro moderno”, diz o autor. A obra foi publicada pelo Prêmio de Artes Literárias, da Fundação Cultural do Pará, em 2014.