Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

FCP encerra em Paragominas etapa do programa de oficinas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/09/2015 18h18

A Fundação Cultural do Pará (FCP) encerra nesta sexta-feira (18) mais um ciclo de oficinas em Paragominas, Região Rio Capim, nordeste do Estado. Os cursos fazem parte do programa de interiorização, iniciado no mês passado, em Marabá, sul do Estado, e que vai percorrer todas as regiões de integração do Pará até junho de 2016. As oficinas oferecidas foram: Elaboração de projetos culturais (com ênfase na Lei Semear), Restauro de acervo bibliográfico, Gestão e tecnologia de informação em bibliotecas públicas, Mediação de leitura e dinamização cultural de bibliotecas, Dança regional, Iniciação teatral e cenografia.

Uma das oficinas mais procuradas foi a de Elaboração de projetos culturais, ministrada pelos servidores da FCP Augusto Ribeiro e Neila Garcez. Quatorze produtores culturais do município e de associações que trabalham com manifestações culturais se inscreveram e receberam a formação por cinco dias, divididos da seguinte forma: nos três primeiros dias foi abordada a parte conceitual e ideológica da elaboração de projetos; e nos dois últimos dias, a parte prática, no âmbito da Lei Semear.

“Foi muito bom, até porque Paragominas tem uma lei de incentivo no município, desconhecida pela maioria dos alunos presentes. Então também demos uma orientação e eles vão tentar encampar alguma coisa na prefeitura daqui, além da Lei Semear, para a qual os produtores locais já estão programando projetos para o próximo edital, de 2016”, conta o instrutor.

Segundo Claudemir Dada, produtor cultural em Paragominas, quando os produtores locais querem promover uma ação na cidade o jeito é usar recursos próprios ou fazer uma coleta entre os comerciantes, de maneira informal. Esse tipo de articulação trava o crescimento cultural da cidade, pois dessa forma não é possível fazer um evento de porte.

“É muito interessante trazer para o interior esse tipo de formação. As leis de incentivo saem em Belém e a gente não tem acesso a elas, e nem sabe onde buscar. Essa semana nos passaram as fontes. Se os editais estão abertos ou não, quem pode se inscrever e por aí vai. Foi muito útil para nós, pois a maioria das pessoas que está fazendo o curso tem interesse em mandar projeto para a Lei Semear”, disse o produtor.

Sarau - Para encerrar a semana de atividades, a FCP, com patrocínio do Banco da Amazônia, promove às 19h o sarau literário “A noite é uma palavra”, dentro do circuito literário Banco da Amazônia, que nas próximas edições visita os municípios de Castanhal (em 23 de outubro), Melgaço (em 23 de novembro) e Santarém (em 18 de dezembro). Em Paragominas, os convidados são: Conceição Maria Oliveira, Jorge Wellington Corrêa Quadros, Jorleide Antunes Arruda e Naasom André de Souza, de Paragominas; Jair Salles, de Tomé-Açu; Manoel Francisco Chaves Braz, de Aurora do Pará e Maria Jacione da Silva Freitas, de Mãe do Rio. A apresentação será dirigida e apresentada por José Alberto Costa e acompanhada pelo músico Fábio Viana, ambos de Paragominas.

Um dos poetas que vai participar do encontro é Jair Salles, morador de Tomé-Açu. Inspirado na obra do Paraibano Augusto dos Anjos, aos 12 anos Jair comelou a ler poesia. Anos depois tomou coragem e começou a escrever hai kais, trovas e sonetos. "Espero boas perguntas e elaborar respostas sinceras. Espero um público curioso e quero confraternizar com os colegas poetas. Espero o melhor”, diz. O sarau ocorre no Teatro Reinaldo Castanheira, que funciona no Prédio da Secretaria Municipal de Cultural, na Avenida Presidente Vargas, s/n.